Acompanhamento dos Trabalhos

16 Março 2021, 11:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Diálogos com os alunos sobre o estado dos trabalhos. Esclarecimento de dúvidas sobre os caminhos seguidos e a seguir . Leitura comum   de algumas passagens dos textos em análise pelos alunos. Comentários e sugestões de apoio ..Os textos não são transparências nem duplos das coisas e das  acções. A formação linguística é elementar para o Historiar no século XXI 

Como disse  Marc Bloch,  em 1928 ,  : ".. é  preciso saber ler. Um documento é uma testemunha ; como a maior parte das testemunhas só fala se interrogado .O difícil  é elaborar o questionário ...". . Sem análise semântica- textual  não há conhecimento histórico. 


Bibliografia mencionada :
Braudel, Fernand -  Les Ambitions de L´Histoire , Tomo II, Paris, Fallois,1997.
Sen,  Amartya -  Identity and Violence : The Illusion of Destiny,  N. York, Norton, 2006  ( trad. port. , Lisboa, Tinta da China,2007 ).
Watsuji, Tetsuro - Fûdo.Ningensaguteki Kôsatsu, Tóquio, Shoten,1935 / " O Meio. Estudo Humanológico "  ( trad. francesa, Paris,CNRS,2011 ).
Yi-Fu Tuan - Topohilia : A study of environmental  perception, attitudes and values, N. York, Culumbia U. Press, 1972