Acompanhamento dos Trabalhos
16 Março 2021, 11:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Diálogos com os alunos sobre o estado dos trabalhos. Esclarecimento de dúvidas sobre os caminhos seguidos e a seguir . Leitura comum de algumas passagens dos textos em análise pelos alunos. Comentários e sugestões de apoio ..Os textos não são transparências nem duplos das coisas e das acções. A formação linguística é elementar para o Historiar no século XXI
Como disse Marc Bloch, em 1928 , : ".. é preciso saber ler. Um documento é uma testemunha ; como a maior parte das testemunhas só fala se interrogado .O difícil é elaborar o questionário ...". . Sem análise semântica- textual não há conhecimento histórico.
Bibliografia mencionada :
Braudel, Fernand -
Les Ambitions de L´Histoire , Tomo II, Paris, Fallois,1997.
Sen, Amartya -
Identity and Violence : The Illusion of Destiny, N. York, Norton, 2006 ( trad. port. , Lisboa, Tinta da China,2007 ).
Watsuji, Tetsuro -
Fûdo.Ningensaguteki Kôsatsu, Tóquio, Shoten,1935 / " O Meio. Estudo Humanológico " ( trad. francesa, Paris,CNRS,2011 ).
Yi-Fu Tuan -
Topohilia : A study of environmental perception, attitudes and values, N. York, Culumbia U. Press, 1972