19 Março 2020, 16:00
•
Luís Filipe Sousa Barreto
A História do Historiar, produção do conhecimento histórico,pode ser uma epistemologia histórica.Para isso a Historiografia tem de ser uma história objectiva sobre a formação do campo do Historiar e não um Conto Narrativo e fabuloso de uma " Ilha "/ conhecimento isolado -internalista. A História emergiu e emerge sempre numa constelação multipolar de sabedoria (s) e de conhecimentos .Num intra e entre que tem como constantes , na mais longa duração multi-milenar, a Literatura e a Filosofia.Sem Homero e Hesíodo , sem a Medicina de Hipócrates, sem as teorias de Anaximandro de Mileto ,em especial a da Culpa e Castigo,e as de Heráclito de Éfeso, em especial a da Discórdia-Concórdia,não seria possível o termo História, nem a ideia de Inquérito factual da acção humana pelas coordenadas de Tempo-Espaço, que são criadoras e criaturas dos Homens e das Coisas. Não seria possível o descrever e o explicitar Históricos.
Ao mesmo tempo que o Campo do Historiar se vai fazendo por Fronteiras , de proximidade e de distanciamento, frente a Outros, gerando a identidade do Historiar ( e toda a Identidade é um processo de Diferenças ) vai-se fazendo também , no interior, uma Identidade de Campo gerando marcas de diferenciação e de hierarquia .Os enunciados, provas e projecto, os modos e as razões do conhecimento de Heródoto implicam afinidades de Geohistória com Hecateu de Mileto mas, também, conflitualidades e críticas a Cadmo de Mileto e Helânico de Lesbos , autores de inquéritos Locais e acerca das Origens , remetidos para a condição de meros logógrafos e não historiadores.
Desde a emergência o Historiar é um Uno-Múltiplo .Um Campo controversial de Fronteiras instáveis e de conflitos-polémicas no seu seio .A Multiplicidade de Programas de Historiar é uma regra-constante da mais longa duração.O Historiar não tem uma Teoria-Prática Una e muito menos ÚNICA . Tende a ser um Macro Campo difuso e instável .Historiar e racionalidades históricas de investigação , como as da Astrofísica , da Biologia Evolutiva, d a Paleontologia,da Psicologia Evolutiva, etc marcam hoje, no século XXI , esse labirinto da Lógica Temporal do Humano.A Historiografia tem de ser capaz de descrever e explicar esta realidade de conhecimento.