Fundamentos de Historiografia

19 Março 2020, 16:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A História do Historiar, produção do conhecimento histórico,pode ser uma epistemologia histórica.Para isso a Historiografia tem de ser uma história objectiva sobre a formação do campo do Historiar e não um Conto Narrativo e fabuloso de uma " Ilha "/ conhecimento isolado -internalista.  A  História emergiu e emerge sempre numa constelação multipolar de sabedoria (s)    e de conhecimentos .Num intra e entre que tem como constantes , na mais longa duração multi-milenar, a Literatura e a Filosofia.Sem Homero e Hesíodo   , sem a Medicina de Hipócrates, sem as teorias de Anaximandro de Mileto ,em especial a da Culpa e Castigo,e as de Heráclito de Éfeso, em especial a da Discórdia-Concórdia,não seria possível o termo História, nem a ideia de Inquérito factual  da acção humana pelas coordenadas de Tempo-Espaço,  que  são    criadoras e criaturas dos Homens e das Coisas. Não seria possível o  descrever e o explicitar Históricos.

Ao mesmo tempo que o Campo do Historiar se vai fazendo por Fronteiras ,    de proximidade e de distanciamento,  frente a  Outros, gerando a identidade do Historiar ( e toda a Identidade é um processo de Diferenças )  vai-se fazendo também , no interior,  uma Identidade  de Campo   gerando marcas de diferenciação e de hierarquia  .Os enunciados, provas    e    projecto, os modos e as razões do conhecimento  de Heródoto  implicam afinidades de  Geohistória com Hecateu de Mileto mas, também, conflitualidades e críticas a Cadmo de Mileto e Helânico de Lesbos , autores de inquéritos Locais e acerca das Origens  ,  remetidos para a condição de meros logógrafos e não historiadores. 
Desde a emergência o Historiar é um Uno-Múltiplo .Um Campo controversial  de Fronteiras instáveis e de conflitos-polémicas no seu seio .A Multiplicidade de Programas de Historiar é uma regra-constante da mais longa duração.O Historiar não tem uma Teoria-Prática Una e  muito menos   ÚNICA .  Tende a ser um Macro Campo difuso e instável  .Historiar e racionalidades  históricas de investigação , como as    da Astrofísica , da Biologia Evolutiva, d a Paleontologia,da  Psicologia Evolutiva, etc  marcam hoje, no século XXI , esse labirinto da  Lógica Temporal do Humano.A   Historiografia tem de ser capaz de descrever e explicar esta realidade de conhecimento.