Diálogos e Sociologia e História em E. Durkheim, F. Simiand , M.Mauss
9 Março 2021, 16:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Diálogos e Sociologia e História em E. Durkheim, F. Simiand ,M. Mauss (7/16)
O postulado fundamental das Ciências Históricas , enunciado em 1955 por A. Einstein ( 1879- 1955 ) , é o de que . " ... a separação entre passado, presente, futuro é uma ilusão se bem que persistente ...".A História tenta vencer esta ilusão contribuindo para a resolução do Enigma do Conhecimento Temporal/ Espacial da Acção / Actividade Humana .Passado, Presente, Futuro formam um cone temporal tanto de Sucessão quanto de Integração, de não separação e de complexa ligação / passagem. É esta articulação que produz Continuidade e Descontinuidade, Persistência e Transformação ,Possibilidade e Contingência do fazer humano , Acaso e Necessidade, dominante Indeterminação e dominada ou ignorada Determinação. Os juízos presentes de Pró e Contra ( outrora ) acontecidos não Diferenciam Presente e Passados mas, também não entendem a ligação e de que no Presente está já incorporado o Passado que querem levar ao ao tribunal da opinião, paixão, interesse.
Diálogo breve sobre problemas da sociologia histórica do conhecimento , a propósito de Randall Collins , que, também, muitas vezes esquece este Cone Temporal de Sucessão Integrativa.. Consensos e Controvérsias fazem- se mutuamente em aberta tensão de proximidade e de distanciamento.. As fronteiras interior / exterior são porosas e oscilantes. A crítica de E. Durkheim ( 1858- 1917 ) em Les Régles de la Méthode Sociologique, 1895 á História. Seriar temporal não é explicar .A sucessão cronológica não revela por si só as relações de Continuidade / Descontinuidade entre Humano anterior / passado e posterior / futuro . As limitações da solução causal proposta e que também ignora a Temporalidade de Sucessão Integrativa. A crítica aos três ídolos do então historiar : ídolo cronológico, político, individual, feita por F. Simiand ( 1873- 1935 ) em 1903 .Marcel Mauss ( 1872 - 1950 ) e a formulação , em 1923- 1924, do " fenómeno / facto social total " , no sentido de Global , conectando as abstrações de domínios separados como jurídico, religioso, económico, etc. Uma breve chamada de atenção para a sociologia histórica interpretativa de A. Giddens e para as dimensões de Tempo / Espaço e Estruturação como Comuns á História e Ciências Sociais.