Sumários

Criação de Tabelas e Inserção de dados

6 Outubro 2020, 18:00 Daniela Patrícia dos Santos Oliveira

Nesta aula praticámos a sintaxe para criar tabelas com chaves primárias e estrangeiras e a inserção de dados nessas tabelas.
Foi adicionada mais informação sobre a avaliação:

  • 40% para o teste: 8/20 valores → 10 Novembro
    • Nota mínima: 4 valores
  • 40% para o projeto: 8 valores
    • 5 valores para o relatório individual,
    • 3 valores para a apresentação de grupo
  • 20% Participação: 4 valores, 1 valor cada
    • Datas: 29 Setembro, 13 Outubro, 20 Outubro, 27 Outubro


Bases de dados relacionais

29 Setembro 2020, 18:00 Daniela Patrícia dos Santos Oliveira

  • Recapitulação do modelo conceptual com exercício acompanhado
  • Introdução ao modelo relacional
  • Introdução a base de dados relacionais
  • Introdução a SQL com criação de tabela (CREATE TABLE) e inserção de dados (INSERT INTO ... VALUES ...)


Modelos e estrutura de dados

22 Setembro 2020, 18:00 Daniela Patrícia dos Santos Oliveira

  • Distinção entre Web e Internet
  • Descrição de três tipos de modelos de dados: modelo conceptual, lógico e físico
  • Descrição das nomenclaturas estruturado, semi-estruturado e sem estrutura para tipos de estruturas de dados na Web
  • Exercício práctico sobre os dois tópicos lecionados


Introdução às Tecnologias de Informação

15 Setembro 2020, 18:00 Daniela Patrícia dos Santos Oliveira

Nesta aula foi apresentada a UC e foi feita uma introdução e contextualização das tecnologias de informação e como seriam abordadas este semestre.

A unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de conhecimentos básicos de tecnologias de informação, com ênfase no armazenamento e recolha de dados, informação e conhecimento.

·       Descrever Tecnologias de Informação e os seus componentes básicos

·       Distinguir diferentes tipos de modelos de dados (concetual, lógico e físico)

·       Identificar contextos de aplicação de bases de dados relacionais

·       Construir queries simples em SQL

·       Explicar a diferença entre Internet e Web

·       Reconhecer as diferenças entre diferentes tipos de estruturações de dados na Web (sem estrutura, semi-estruturados e estruturados)

·       Dar exemplos dos diferentes tipos de estruturas de dados na Web

·       Discutir as diferenças entre os diferentes modelos de dados lógicos usados por soluções de armazenamentos de dados

·       Descrever conceitos relacionados com a Web Semântica, incluindo Linked Data e Knowledge Graphs

·       Construir queries simples em SPARQL


Os conteúdos prográticos incluem:

1.     Definição de tecnologias de informação e dos seus componentes

2.     Armazenamento de dados tradicional – Bases de dados relacionais

3.     Conceitos básicos de SQL para recolha de informação

4.     Internet, Web e estruturação de dados e informação na Web

5.     Novas soluções de armazenamento de dados – NoSQL, incluindo multi-modelo e grafo

6.     Semantic Web como novo paradigma de estruturação de dados na Web

7.     Conceitos básicos de SPARQL para recolha de informação semântica

8.     Aplicações de Semantic Web, Linked Data e Knowledge Graphs

9.     Investigação em Semantic Web e Ciências da Documentação e Informação


Os conhecimentos adquiridos serão avaliados no início de cada aula com um curto questionário interativo que avaliará os conceitos essenciais da aula anterior (20%). Em geral, os alunos serão avaliados com uma prova escrita (40%) prevista para dia 10 de Novembro. Finalmente, os alunos serão avaliados numa apresentação oral em grupos de 2 com um relatório individual dos conhecimentos adquiridos (40%), dia 15 Dezembro.


A literatura recomendada inclui o seguintes livros e artigos:

  • D. C. Tsichritzis and F. H. Lochovsky. Data models. 1982. (Disponível na Open Library)
    • Capítulos 1 e 8
  • C. J. Date. An introduction to database systems. 8th ed., 2004. (Disponível na Open Library)
    • Principalmente, capítulos 1, 2, 14
  • C. Bizer, T. Heath and T. Berners-Lee. ‘Linked Data - The Story So Far’. In: International Journal on Semantic Web and Information Systems 5.3 (July 2009), pp. 1–22.
  • A. Hogan, E. Blomqvist, M. Cochez, C. d’Amato, G. de Melo, C. Gutierrez, J. E. L. Gayo, S. Kirrane, S. Neumaier, A. Polleres, R. Navigli, A.-C. N. Ngomo et al. ‘Knowledge Graphs’. In: arXiv:2003.02320 [cs] (4th Mar. 2020).

Extra

  • T. Berners-Lee. Relational Databases and the SemanticWeb. Design Issues. Sept. 1998. url: https://www.w3.org/DesignIssues/RDB-RDF.html
  • A. Singhal. Introducing the Knowledge Graph: things, not strings. Official Google Blog. 16th May 2012. url
  • N. Noy, Y. Gao, A. Jain, A. Narayanan, A. Patterson and J. Taylor. ‘Industry-scale Knowledge Graphs: Lessons and Challenges’. In: ACM Queue 17.2 (2019).

A matéria lecionada incluiu:
  • Definição geral de tecnologias de informação
  • Distinção entre dados, informação, conhecimento e sabedoria.