AULA 11: TERÇA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO: QUINTILIANO

19 Outubro 2021, 11:00 William Dominik

AULA 11: TERÇA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO

QUINTILIANO

Diário de trabalho

Discussão de entradas escritas sobre Cícero, Sobre a Invenção Retórica, Sobre o Orador, Catilinárias

Seminário

Quintiliano, Instituição Oratória

Questões

A reputação moderna de Quintiliano como retórico foi questionada por alguns estudiosos. Qual acha que é a razão para a recepção por vezes desfavorável das suas ideias?

Qual é a base para o argumento de Quintiliano de que os oradores deveriam assumir os “princípios da vida recta e honrada” dos filósofos? Esta expectativa parece realista ou mesmo desejável?

Na Instituição Oratória 1, Quintiliano pergunta: "Quem—se não um vilão absoluto—não fala de justiça, equidade e bondade? O que esta pergunta implica sobre os romanos? Acha que esta pergunta tem alguma base na realidade? Será esta pergunta aplicável ao nosso mundo contemporâneo?

Será que a falta de reconhecimento de Quintiliano na Instituição Oratória de que alguns estudantes não puderam completar o seu currículo com sucesso nos diz alguma coisa sobre a sociedade romana na época? Ou será que isto nos diz mais sobre as crenças pessoais de Quintiliano em relação ao seu próprio programa educativo?

Por que razão Quintiliano expressaria o seu descontentamento com o que ele chama de “humanidade”, que ele descreve como consistindo em “elogios mútuos sem consideração pela qualidade”, dado que isto faria com que a educação parecer mais igualitária?

A preocupação de Quintiliano de que os professores se dedicam à educação moral dos seus alunos reflete-se no estatuto da educação moral nas escolas modernas?

Na Instituição Oratória 2, Quintiliano queixa-se de que grammatici estavam a expandir os seus currículos acrescentando retórica à instrução padrão na literatura. Quais podem ter sido algumas das razões e consequências desta expansão?

Como se compara a ênfase dada por Quintiliano à moralidade e virtude cívica de um orador público (uir bonus, dicendi peritus, “um bom homem hábil em falar”, Instituição Oratória 12.1.1) com o comportamento e a conduta esperada de uma figura pública nos dias de hoje?

Quintiliano sublinha a importância de imitação e memorização na aprendizagem. Quais papéis desempenham estas competências no nosso sistema educativo de hoje?

Texto

Quintiliano, Instituição Oratória 1 prefácio 1–1.1.37, 2.1.1–2.4.23 (português)

Leituras

DOMINIK, W. J. 2020. “Modern Assessments of Quintilian”, em VAN DER POEL, M., EDWARDS, M., e MURPHY, J. J. (orgs.), The Oxford Handbook of Quintilian (Oxford 2021) 464–503.

LÓPEZ, J. F. 2007. “Quintilian as Rhetorician and Teacher”, em DOMINIK, W. E HALL, J. (ORGS.), A Companion to Roman Rhetoric (Oxford 2007) 307–322.