AULA 3: TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO: O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA
21 Setembro 2021, 11:00 • William Dominik
AULA 3: TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO
O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA
Diário de trabalho
Discussão de entradas escritas sobre Aristófanes, Rãs.
Seminário
Platão, República; Íon
Note-se bem: O alunos que fazem as primeiras apresentações receberão um incremento de 10 por cento nas suas notas.
Questões
Platão, República
Quais tipos de histórias Platão considera adequadas?
Por que Platão considera a censura necessária?
Para quem a mentira é reservada no estado Platônico e por quê?
Considerando que Platão condena a representação dramática em favor da apresentação direta, a República deve ser condenado como uma obra de representação dramática?
Estaria Platão consciente de que se estava a expulsar a si próprio, como autor de diálogos aparentemente fictícios?
Ao expulsar os poetas e artistas da sua cidade ideal, terá Platão efetivamente criado o próprio conceito da ficção mesmo no ato de condená-la?
Será que a sua profunda desconfiança perante a representação artística derivava da sua própria e peculiar visão do mundo, ou tinha precedentes e paralelos na poesia, na cultura, na história, e nas políticas gregas?
É na verdade a República uma espécie de sátira sobre si e sobre todo o planejamento social?
Platão, Ion
Segundo Sócrates no diálogo, quais são as vantagens e desvantagens de ser um rapsodo, ou seja, alguém que apresenta as obras de um poeta como Homero.
O que parece significar Sócrates quando ele afirma que os poetas são “inspirados” e “impelidos” a realizar e criar a sua obra? Porque é que ele acha que tal “inspiração” não é admirável?
O que é que Sócrates e Ion significam quando eles sugerem que os rapsodos, os poetas e o seu público não estão “nos seus perfeitos juízos”? Porque é que Sócrates acredita que a “emotividade” e a “irracionalidade” da poesia e da sua recitação são defeitos?
Qual é a base do argumento de Sócrates de que o conhecimento do rapsodo e do poeta é inferior ao conhecimento de outros praticantes inter alios o médico, o carpinteiro, o pescador e o cocheiro.
Textos
Platão, República 2, 3, 10 (português)
Platão, Íon (português)
Leituras
SØRENSEN, Anders Dahl, Plato on Democracy and Political ‘Technē’. Leiden: Brill 2016.
Notas à República 2, 3, 10 (material disponibilizado pelo professor).
Notas a Íon