AULA 9: TERÇA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO: CÍCERO

12 Outubro 2021, 11:00 William Dominik

AULA 9: TERÇA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO

CÍCERO

Diário de trabalho

Discussão de entradas escritas sobre Platão, Górgias; Aristóteles, Retórica

Seminário

Cícero, Sobre a Invenção Retórica, Sobre o Orador, Catilinárias

Questões

No início do Sobre a Invenção Retórica (84 a.C.), Cícero segue Aristóteles na ligação da retórica com a ciência política, mas rapidamente transfere a discussão de deliberativa para oratória forense e não examina em profundidade o papel da retórica na política. É possível relacionar esta mudança no tópico de discussão com o contexto sócio-histórico da época?

Em Sobre o Orador Cicero afirma que apenas alguém que “tenha adquirido um conhecimento de todos os temas e artes importantes” poderia ser um orador de destaque. O que Platão pensaria sobre esta afirmação?

O que Crasso significa em Sobre o Orador quando afirma que os “belos gregos” são “mais afeiçoados . . . a um argumento do que a verdade”?

Cícero sustenta que o objetivo da oratória é provar, encantar e persuadir. Será que algum destes três objetivos tende a dominar os trechos que leu? Que caraterísticas, se alguma, parece visar “encantar” os leitores de Cícero?

Nas Catilinárias 1 Cícero utiliza várias estratégias retóricas, entre elas a invectiva e a hipérbole, para transmitir a ideia de que Catilina planeava uma revolução violenta. Até que ponto Cícero parece exagerar (hipérbole) a extensão da ameaça a fim de ampliar a sua própria realização em suprimi-la? O que o leva a acreditar nisso com base nas suas ações e palavras nas Catilinárias 1? Em que medida são invetiva e hipérbole eficazes como estratégias retóricas neste discurso?

Textos

Cícero, Sobre a Invenção Retórica 1.4–11 (português)

Cícero, Sobre o Orador 1.1–79, 113–133, 147–159, 178–196; 3.19–73 (espanhol/inglês)

Cícero, Catilinárias 1  (português)

Leituras

MAY, J. M. “Cicero as Rhetorician”, em DOMINIK, W. and HALL, J. (orgs.), A Companion to Roman Rhetoric (Oxford 2007) 250–263

CRAIG, C. P. “Cicero as Orator”, em W. DOMINIK and J. HALL (orgs.), A Companion to Roman Rhetoric (Oxford 2007) 264–284.