1.Nome da unidade curricular
Teorização Literária na Antiguidade
2.Ciclo de estudos
1º
3.Docente responsável (outros docentes responsáveis e respectivas horas de contacto)
Luís Manuel Gaspar Cerqueira, 75h
4.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) |
Proceder-se-á à leitura dos principais textos antigos de teorização literária sistemática e a uma análise de reflexões sobre literatura em textos não sistemáticos (Sofistas, Aristóteles, Dionísio de Halicarnasso, Cícero, a Rhetorica ad Herennium, Horácio, Pseudo-Longino, Quintiliano, Tácito, Macróbio, Frontão e Aulo Gélio). Importa também observar o impacte da teorização literária antiga na cultura europeia posterior.
4. Learning outcomes of the curricular unit
This subject will involve the reading of the main texts from antiquity on systematic literary theory as well as an analysis of reflections on literature in non-systematic texts (the Sophists, Aristotle, Dionysus of Halicarnassus, and Cicero; the Rhetorica ad Herennium, Horace, Pseudo-Longinus, Quintillian, Tacitus, Macrobius, Frontus and Aulus Gellius). It is also important to observe the impact of ancient literary theory on the later European culture.
5.Conteúdos programáticos |
1. Poética: Poética pré-platónica: Homero, Hesíodo e Píndaro; Os Sofistas
Platão; Aristóteles, Poética
2.Evolução da teoria da prosa de arte:
Os manuais dos sofistas, Isócrates, Platão, a Retórica de Aristóteles, Teofrasto, Demétrio, Retórica helenística.
3.Crítica literária helenística:
Calímaco e o alexandrinismo, Neoptólemo de Paros, Filologia Alexandrina, A crítica literária dos Estóicos
4. A Retórica em Roma
Cícero, De oratore. A polémica contra os aticistas no Brutus e no Orator
5. Crítica augustana
Horácio, Arte Poética, Sátiras literárias, I, 4; I, 10, II, 1; Epístolas literárias: a Augusto, II, 1; A Floro, II, 2 6. Dionísio de Halicarnasso, De imitatione;
5.Críticos do séc. I-III
Tácito, Dialogus; Quintiliano, Frontão e Aulo Gélio
6. Teorização grega do império
Longino, De Sublimi; Hermógenes; hermenêutica neo-platónica
7. A crítica literária cristã
5.Syllabus
1. Poetics: Pré-platonic poetics: Homer, Hesiod and Pindar; Sophists; Plato; Aristotle, Poetics
2. The evolution of a theory of artistic prose:
Sophists and rhetorical handbooks, Isocrates, Plato, Aristotle’s Rhetoric, Theophrastus, Demetrius, helenestic rhetoric.
3. Helenistic literary scholarship:
Callmachus and alexandrinism, Neoptolemus of Parium, Alexandrian Philology, The criticism of the Stoics
4. Rhetoric at Rome
Cicero, De oratore
5. Augustan critics
Horace, Ad Pisones, literary satyrae, I, 4; I, 10, II, 1; literary Epistles: to August, II, 1; to Florus, II, 2 6. Dionysius of Halicarnassus, De imitatione;
5. Later criticism of the early Empire
Tacitus, Dialogus; Quintilian, Fronto and Gellius
6. Greek criticism of the Empire
Longinus, De Sublimi; Hermogenes; neo-platonic interpretation
7. Christianity and criticism
6.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Avaliação contínua 50%, dois testes 25%+25%
Leituras individuais, apresentação e debate na aula, pequenos trabalhos de investigação
6. Teaching methodologies (including evaluation)
Individual reading, classroom presentation and discussion, small investigation works
Classroom evaluation 50%, 2 tests 25%+25%
7.Bibliografia |
Bibliografia geral ( bibliografia específica sobre cada temática será fornecida oportunamente):
Atkins, J.W.H, Literary Criticism in Antiquity. A sketch of its development, Cambridge, 1934, rpt London, 1952
Baldwin, C.S, Ancient Rhetorik and Poetic, New York, 1924, rpt 1959
Kennedy, G., ed., The Cambridge History of Literay Criticism, I, Classical Criticism, Cambridge, 1989
Grube, G.M.A, The Greek and the Roman Critics, London, 1965
Laird. A., Ancient Literary Criticism, Oxford, 2006
Lausberg, H., Handbuch der literarischen Rhetorik , Munchen, 1960
Russel, D. A., Criticism in Antiquity, London, 1981
8.Tempo de atendimento de alunos / Office hours
quinta-feira, 12h-14h
9. Requisitos (caso existam)/Requirements (if foreseen)