1.Nome da unidade curricular

Teorização Literária na Antiguidade

 

2.Ciclo de estudos

 

3.Docente responsável (outros docentes responsáveis e respectivas horas de contacto)

Luís Manuel Gaspar Cerqueira, 75h

 

 

4.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Proceder-se-á à leitura dos principais textos antigos de teorização literária sistemática e a uma análise de reflexões sobre literatura em textos não sistemáticos (Sofistas, Aristóteles, Dionísio de Halicarnasso, Cícero, a Rhetorica ad Herennium, Horácio, Pseudo-Longino, Quintiliano, Tácito, Macróbio, Frontão e Aulo Gélio). Importa também observar o impacte da teorização literária antiga na cultura europeia posterior.

 

 

4. Learning outcomes of the curricular unit

 

This subject will involve the reading of the main texts from antiquity on systematic literary theory as well as an analysis of reflections on literature in non-systematic texts (the Sophists, Aristotle, Dionysus of Halicarnassus, and Cicero; the Rhetorica ad Herennium, Horace, Pseudo-Longinus, Quintillian, Tacitus, Macrobius, Frontus and Aulus Gellius). It is also important to observe the impact of ancient literary theory on the later European culture.

 

 

 

5.Conteúdos programáticos

 

 

1. Poética: Poética pré-platónica: Homero, Hesíodo e Píndaro; Os Sofistas

Platão; Aristóteles, Poética

2.Evolução da teoria da prosa de arte:

Os manuais dos sofistas, Isócrates, Platão, a Retórica de Aristóteles, Teofrasto, Demétrio, Retórica helenística.

3.Crítica literária helenística:

Calímaco e o alexandrinismo, Neoptólemo de Paros, Filologia Alexandrina, A crítica literária dos Estóicos

4.  A Retórica em Roma

Cícero, De oratore. A polémica contra os aticistas no Brutus e no Orator

5. Crítica augustana

Horácio, Arte Poética, Sátiras literárias, I, 4; I, 10, II, 1; Epístolas literárias: a Augusto, II, 1; A Floro, II, 2 6. Dionísio de Halicarnasso, De imitatione;

5.Críticos do séc. I-III

 Tácito, Dialogus; Quintiliano, Frontão e Aulo Gélio

6. Teorização grega do império

Longino, De Sublimi; Hermógenes; hermenêutica neo-platónica

7. A crítica literária cristã

 

 

 

5.Syllabus

 

1. Poetics: Pré-platonic poetics:  Homer, Hesiod and  Pindar;  Sophists; Plato; Aristotle, Poetics

 

2. The evolution of a theory of artistic prose:

Sophists and rhetorical handbooks, Isocrates, Plato, Aristotle’s Rhetoric, Theophrastus, Demetrius, helenestic rhetoric.

 

3. Helenistic literary  scholarship:

Callmachus and  alexandrinism, Neoptolemus of  Parium, Alexandrian Philology, The criticism of the Stoics

 

4.   Rhetoric at  Rome

Cicero, De oratore

 

5.  Augustan critics

Horace, Ad Pisones, literary satyrae, I, 4; I, 10, II, 1; literary Epistles: to August, II, 1; to Florus, II, 2 6. Dionysius of Halicarnassus, De imitatione;

 

5. Later criticism of the early Empire

 Tacitus, Dialogus; Quintilian, Fronto and   Gellius

 

6.  Greek criticism of the Empire

Longinus, De Sublimi; Hermogenes; neo-platonic interpretation

 

7. Christianity and criticism

 

 

6.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Avaliação contínua 50%,  dois testes 25%+25%

Leituras individuais, apresentação e debate na aula, pequenos trabalhos de investigação

 

6. Teaching methodologies (including evaluation)

Individual reading, classroom presentation and discussion, small investigation works

Classroom evaluation 50%, 2 tests 25%+25%

 

7.Bibliografia

 

 

Bibliografia geral ( bibliografia específica sobre cada temática será fornecida oportunamente):

 

Atkins, J.W.H, Literary Criticism in Antiquity. A sketch of its development, Cambridge, 1934, rpt London, 1952

Baldwin, C.S,  Ancient Rhetorik and Poetic, New York, 1924, rpt 1959

Kennedy, G., ed., The Cambridge History of Literay Criticism, I, Classical Criticism, Cambridge, 1989

Grube, G.M.A, The Greek and the Roman Critics, London, 1965

Laird. A., Ancient Literary Criticism, Oxford, 2006

Lausberg, H., Handbuch der literarischen Rhetorik , Munchen, 1960

Russel, D. A., Criticism in Antiquity, London, 1981

 

 

 

 

8.Tempo de atendimento de alunos / Office hours

 

quinta-feira, 12h-14h

 

9. Requisitos (caso existam)/Requirements (if foreseen)