O emigrante judeu na Literatura Brasileira do Século XX: a dialética entre o terror e o desconhecido

15 Abril 2020, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

“Emigrar para quê? E ser livre para quê?” (Vilém Flusser). A dialética entre o terror e o desconhecido. A impossibilidade de narrar.

Análise do conto «O Profeta», de Samuel Rawet. A consciência do hiato entre o horror do extermínio e a vida quotidiana no Brasil. O estranhamento intrasponível do protagonista: a condição aporística do sobrevivente e o carácter lacunar dos relatos dos sobreviventes (Agamben). A ambiguidade da denominação do profeta e a dimensão ética do conto. O terrível retrato da adaptação: a obtenção de bem-estar material filtrada através da imagem grotesca e convencional da ‘fartura’.

Análise complementar do conto «Na minha suja cabeça o Holocausto», de Moacyr Scliar. A (im)possibilidade da catarse relativamente às narrativas da Shoah (Adorno). O trauma do protagonista infantil.

A aula foi lecionada através da Plataforma Zoom.

Bibliografia:

ADORNO, Theodor W. (2001): Minima moralia (Lisboa: Edições 70).

AGAMBEN, Giorgio (2008): O que resta de Auschwitz (São Paulo: Boitempo Editorial).

FLUSSER, Vilém. (2003): The Freedom of the Migrant (Urbana, Chicago and Springfield: University of Illinois Press).

HEINEBERG, Ilana (2011): “Dois olhares sobre a Shoah na literatura brasileira” in WebMosaica, 3, pp. 117-129.

KIRSCHBAUM, Saul (2000): Samuel Rawet: Profeta da alteridade. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas da Universidade de São Paulo. Disponível em:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8152/tde-02052002-160552/pt-br.php

NÉSTOR, Canclini (1998): Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade (São Paulo: Edusp [2.ed]).

PIRES, Maria Isabel Edom e CURY, Maria Zilda Ferreira (2017): “O profeta de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e técnica expressionista” in Scripta, 21, pp. 274-294.