O memorialismo e a autoficção em Diário da queda de Michel Laub
22 Abril 2020, 12:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
As marcas do autobiográfico no romance: a história familiar, a trasnsmissão de valores e a vivência do trauma. A autobiografia, o romance autobiográfico e a 'escrita do eu'.
O judaísmo nas obras dos autores brasileiros segundo a divisão estabelecida por Flávio Moreira da Costa: a divisão entre os autores que respeitam as tradições do seu povo e as tornam matéria literária (Moacyr Scliar) e os autores que negam essa matriz cultural (Samuel Rawet).
O romance de formação Diário da queda. O tema da Queda no romance: o valor simbólico da queda e a vivência da culpa do adolescente narrador-protagonista.
A aula foi lecionada através da Plataforma Zoom.
Bibliografia:
LEJEUNE, Philippe (2014): O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet (Belo Horizonte: UFMG [2ª ed.]).
LEWIN, Helena (2009): Judaísmo e modernidade: suas múltiplas inter-relações (Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais). Disponível online:
https://books.google.com.br/books/about/Juda%C3%ADsmo.html?id=h8orAAAAYAAJ&hl=pt-PT
MOISÉS, Massaud (1983): A criação literária: prosa (São Paulo: Cultrix [2ª ed.]).