Avaliação da disciplina

8 Maio 2020, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Consulta das provas finais e escritas. Esclarecimento de dúvidas relativas à avaliação e à realização dos trabalhos finais. A aula foi lecionada através da Plataforma Zoom.


EXAME DE JUNHO DE TÓPICOS DA LITERATURA BRASILEIRA: SÉCULOS XX E XXI

O exame será um teste escrito de respostas abertas com consulta realizado por videoconferência, pois esta modalidade permite o acompanhamento da sessão pela docente e o esclarecimento de dúvidas.

O teste será realizado no dia 3 de junho, das 12:00h às 14:00h por videoconferência. Uma vez recebida a lista dos alunos que realizarão o teste, a professora enviará aos alunos inscritos o link. Na data e hora combinada (3 de junho, às 12:00h), a docente fará chegar o enunciado aos alunos inscritos e presentes na videoconferência. Os estudantes deverão enviar as suas respostas por e-mail (alvateixeiro@campus.ul.pt) até ao termo da reunião (3 de junho, às 14:00h). A resposta pode ser enviada em formato editável (.doc) ou não editável (.pdf, .jpeg).

Para a realização da referida prova é permitida a consulta das obras estudadas durante o semestre – S. Bernardo, Toda poesia e Diário da queda – e dos apontamentos ou de textos académicos sobre as obras. No entanto, as respostas devem ser pessoais e críticas, não podendo limitar-se à reprodução, resumo ou paráfrase dos apontamentos ou de teorias, ideias e exercícios de análise divulgados em textos académicos ou em páginas na internet. Na avaliação da prova será utilizada uma ferramenta de deteção de plágio que compara os documentos que lhe são submetidos com um extenso repositório de informação, incluindo textos disponíveis noutras línguas. Igualmente, se for caso disso, a avaliação será realizada de modo comparativo, por forma a verificar que os alunos não partilharam informação durante a prova e que duas provas não apresentam respostas muito semelhantes – isto é, que não apresentam ideias, argumentos e/ou exemplos análogos ou muito parecidos. O plágio implica, no mínimo, a anulação da prova.

A prova será composta por duas partes.

Em cada uma das partes será proposto um excerto de um texto teórico sobre um tema ligado a um dos dois romances ou à antologia poética – por exemplo, no caso de S. Bernardo ou Diário da queda, poderia ser proposto um breve texto teórico sobre as caraterísticas do narrador não confiável ou, no caso de Toda poesia, um breve texto teórico sobre as caraterísticas da poesia contemporânea. A partir das informações fornecidas nesse texto académico, os alunos devem explicar e demonstrar o modo como esse tema, assunto ou caraterística está presente no romance ou na antologia poética, mencionando e citando exemplos concretos do livro.