Unidade Curricular | Course Unit

Tópicos da Literatura Brasileira: Séculos XX e XXI

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

99344

 

ECTS | Credits

6 ECTS

 

Ciclo de Estudos | Level

1º Ciclo |Undergraduate

 

Semestre | Semester

2.º Semestre | Spring Semester

 

Docente(s) | Instructor(s)

Alva Martínez Teixeiro

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

Pretende-se a aquisição de uma visão de conjunto da literatura brasileira dos séculos XX e XXI através

da reflexão a respeito de temas e conceitos inerentes à escrita de certos autores medulares.

Igualmente, procura-se o aperfeiçoamento das capacidades de interpretação, de análise e síntese dos

alunos.

Nesta ordem de ideias, o programa pretende determinar um percurso aprofundado e uma reavaliação

da literatura brasileira dos séculos XX e XXI, a partir da reflexão a respeito de três tópicos críticos basilares, assim como através da leitura e da análise de certos textos, linhas temáticas e autores representativos.

1) Pensar o Brasil moderno: utopia e distopia nos retratos rurais e urbanos.

2) Repensar as potencialidades da literatura: expressão híbrida e contaminação interartística.

3) Reinventar os brasis: as (re)escritas da identidade e da alteridade a respeito dos diversos referentes

culturais.

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Além das obras de leitura obrigatória – S. Bernardo, de Graciliano Ramos, Toda poesia, de Paulo Leminski e Diário da queda, de Michel Laub –, durante o semestre será fornecida aos alunos uma antologia de textos literários e teóricos.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), um trabalho individual e escrito (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).

 

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Laub, Michel. Diário da queda. Lisboa: Tinta da China, 2013.

Leminski, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

Ramos, Graciliano. S. Bernardo. Lisboa: Livros Cotovia, 2005.

 

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AA.VV. Literatura e identidades. Rio de Janeiro: UERJ, 1999.

AA.VV. O futuro pelo retrovisor: inquietudes da literatura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.

Jobim, José Luís, org. Literatura e identidades. Rio de Janeiro: UERJ, 1999.

Dalcastagnè, Regina. Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na

narrativa brasileira contemporânea. Brasília: Universidade de Brasília, 2005.

Moisés, Massaud. A criação literária: prosa. 2ª ed. São Paulo: Cultrix, 1983.

Secchin, Antonio Carlos. Escritos sobre poesia e alguma ficção. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2003.

Stegagno-Picchio, Luciana. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.

 

 

Anexos