Unidade Curricular | Course Unit
Tópicos da Literatura Brasileira: Séculos XX e XXI |
Código da Unidade Curricular | Course ID
99344 |
ECTS | Credits
6 ECTS |
Ciclo de Estudos | Level
1º Ciclo |Undergraduate |
Semestre | Semester
2.º Semestre | Spring Semester |
Docente(s) | Instructor(s)
Alva Martínez Teixeiro |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
Pretende-se a aquisição de uma visão de conjunto da literatura brasileira dos séculos XX e XXI através da reflexão a respeito de temas e conceitos inerentes à escrita de certos autores medulares. Igualmente, procura-se o aperfeiçoamento das capacidades de interpretação, de análise e síntese dos alunos. Nesta ordem de ideias, o programa pretende determinar um percurso aprofundado e uma reavaliação da literatura brasileira dos séculos XX e XXI, a partir da reflexão a respeito de três tópicos críticos basilares, assim como através da leitura e da análise de certos textos, linhas temáticas e autores representativos. 1) Pensar o Brasil moderno: utopia e distopia nos retratos rurais e urbanos. 2) Repensar as potencialidades da literatura: expressão híbrida e contaminação interartística. 3) Reinventar os brasis: as (re)escritas da identidade e da alteridade a respeito dos diversos referentes culturais. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados. Além das obras de leitura obrigatória – S. Bernardo, de Graciliano Ramos, Toda poesia, de Paulo Leminski e Diário da queda, de Michel Laub –, durante o semestre será fornecida aos alunos uma antologia de textos literários e teóricos. Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), um trabalho individual e escrito (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).
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Bibliografia (selection) | Readings (selection)
Laub, Michel. Diário da queda. Lisboa: Tinta da China, 2013. Leminski, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. Ramos, Graciliano. S. Bernardo. Lisboa: Livros Cotovia, 2005.
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AA.VV. Literatura e identidades. Rio de Janeiro: UERJ, 1999. AA.VV. O futuro pelo retrovisor: inquietudes da literatura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2013. Jobim, José Luís, org. Literatura e identidades. Rio de Janeiro: UERJ, 1999. Dalcastagnè, Regina. Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na narrativa brasileira contemporânea. Brasília: Universidade de Brasília, 2005. Moisés, Massaud. A criação literária: prosa. 2ª ed. São Paulo: Cultrix, 1983. Secchin, Antonio Carlos. Escritos sobre poesia e alguma ficção. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2003. Stegagno-Picchio, Luciana. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.
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