Sumários
Jornada de literatura grega tardo-antiga
13 Dezembro 2016, 15:00 • Fotini Hadjittofi
International workshop
Sala D. Pedro V, Faculdade de Letras
11:00 – 12:00: Tim Whitmarsh (Cambridge), “Syzygic affirmations: style, fiction and theology in Achilles Tatius”
14:00 – 14:45: Emily Kneebone (Cambridge), “Eternal poetics in Nonnus’ Dionysiaca”
14:45 – 15:30: Fotini Hadjittofi (Lisboa), “The silent stream of Plato in Nonnus’ Dionysiaca”
15:30 – 16:15: Pavlos Avlamis (King’s College London), “Pagan vision and Christian voice in Eudocia’s De martyrio sancti Cypriani”
As imagens cristãs: Prudêncio e Astério
6 Dezembro 2016, 15:00 • Fotini Hadjittofi
Apresentações sobre os textos seguintes:
Prudêncio, Peristephanon (Crowns of Maryrdom) IX e X
Astério, Homília
11 (Ekphrasis on the Holy Martryr
Euphemia)
Bibliografia
Cox Miller, P. '"Differential Networks": Relics and Other Fragments in Late Antiquity', Journal of Early Christian Studies 6.1 (1998) 113-138.
James, L. - Webb, R. '"To Understand Ultimate Things and Enter Sacred Places": Ekphrasis and Art in Byzantium', Art History 14.1 (1991) 1-17.
Levine, R. 'Prudentius' Romanus: The Rhetorician as Hero, Martyr, Satirist, and Saint', Rhetorica 9.1 (1991) 5-38.
Malamud, M. A Poetics of Transformation. Prudentius and Classical Mythology, Ithaca and London 1989.
Roberts, M. Poetry and the Cult of the Martyrs: The Liber Peristephanon of Prudentius, Michigan 1994.
Webb, R. ‘Accomplishing the Picture. Ekphrasis, Mimesis and Martyrdom in Asterios of Amaseia’, in: Art and Text in Byzantine Culture, ed. L. James, Cambridge 2007, 13-32.
Reconciliando Homero e Platão
29 Novembro 2016, 15:00 • Fotini Hadjittofi
- As tentativas de reconciliar Homero e Platão em autores da Segunda e Terceira Sofística (Díon Crisóstomo, [Longino], Plutarco, Máximo de Tiro, Prolegómena a Platão e Proclo)
- interpretações alegóricas / moralísticas de Homero - Homero como filósofo
- análises das obras de Platão como ficção - Platão como autor literário / dramaturgo
- a valorização da arte no pensamento neoplatónico - Plotino, Ennéade 5.8.
- Platão como um proto-cristão e a influência do seu ataque à ficção no pensamento dos Padres da Igreja
- O problema da representação e o iconoclasmo (Tertuliano, Orígenes)
- A defesa das imagens em João Damasceno
Bibliografia
Alexandrakis, A. - Moutafakis, N. (eds.) Neoplatonism and Western Aesthetics, Albany 2002.
Barasch, M. Icon. Studies in the History of an Idea, New York 1992.
Fowler, R.C. (ed.) Plato in the Third Sophistic, Boston 2014.Gerson, L. P. (ed.) The Cambridge Companion to Plotinus, Cambridge 1996.
Halliwell, S. The Aesthetics of Mimesis. Ancient Texts and Modern Problems, Princeton 2002, capítulo 11.
Schönborn, C. L’icône du Christ. Fondements théologiques, Paris 31986.
Squire, M. Image and Text in Graeco-Roman Antiquity, Cambridge 2009.Van den Berg, R.M. Proclus' Hymns. Essays, Translations, Commentary, Leiden 2001.
Como ler poesia sem arriscar a alma: Plutarco e Basílio
22 Novembro 2016, 15:00 • Fotini Hadjittofi
Apresentações sobre os seguintes textos:
Plutarco, Quomodo
adolescens poetas audire debeat (How
to Study Poetry)
Temas:
- os dois discursos como antídotos para o charme da poesia
- o estudo da poesia como preparação ou para a filosofia ou para o estudo da Bíblia
- tendências platónicas e aristotélicas nos dois textos
- estratégias de leitura: metáfora, metonimia, alegoria
- a influência de Plutarco sobre Basílio
- a subversão de ideias e imagens platónicas (e.g. alegoria da caverna)
Bibliografia:
Beneker, J., 'Plutarch and Basil as Readers of Greek Literature', in: Syllecta Classica 22 (2011) 95-11.
Kennedy, G.A., Greek Rhetoric under Christian Emperors, Princeton 1983.
Rousseau, P., Basil of Caesarea, Berkeley 1998.
Whitmarsh, T., Greek Literature and the Roman Empire. The Politics of Imitation, Oxford 2001 (esp. pp. 47-57).
Defendendo as imagens (2): Díon Crisóstomo e Corício de Gaza
15 Novembro 2016, 15:00 • Fotini Hadjittofi
Defendendo as imagens (2): Díon Crisóstomo e Corício de Gaza
Apresentações sobre os seguintes textos:
Díon Crisóstomo, Oratio 12
Corício de Gaza, Declamatio 8
Temas:
- as estátuas no imaginário do mundo clássico (proximidade ou identificação entre modelo / original e representação / imagem)
- O discurso 'Olímpico' (Oratio 12)
de Díon Crisóstomo (a antropologia da religião, o eulogio ambíguo da
poesia como extravagante e autónoma, a defesa da obra de Fídias e da sua
visão do divino, a analogia entre artífice mortal e o 'demiurgo' do
mundo)
- O 'Espartano' (Declamatio 8) de Corício de
Gaza (a relação entre o modelo - Frine - e a imagem, o relativismo na
concepção do belo, a tese que a arte deve reflectir os valores da
sociedade que a produz, a inabilidade do Espartano a suspender a sua
descrença)
Bibliografia
Greco, C. “Choricius on Literature: A Study of Platonic Vocabulary
Referring to Literary Creation”, in: Ryan Fowler (ed.), Plato in the Third Sophistic,
Boston/Berlin 2014, 239-57.
Russell, D. Greek Declamation, Cambridge 1983.
_________ (ed.) Dio Chrysostom. Orations VII, XII, XXXVI, Cambridge 1992.
Ventrella, G. “Da Dione Crisostomo a Coricio: il motivo dell’artista alla sbarra a Gaza fra tradizione retorica e nuove istanze religiose” in: Eugenio Amato, Lucie Thévenet, and Gianluca Ventrella (eds.), Discorso pubblico e declamazione scolastica a Gaza nella tarda antichità: Coricio di Gaza e la sua opera, Bari 2014, 45-74.
Webb, R. “Rhetorical and Theatrical Fictions in the Works of
Choricius of Gaza”, in Scott Johnson (ed.), Greek Literature in Late Antiquity:
Dynamism, Didacticism, Classicism, Aldershot 2006, 107-124.
Westberg, D. Celebrating with Words. Studies in the Rhetorical Works of the Gaza School, Uppsala 2010 (dissertation).