Nas margens dos géneros/das artes: a “romancização” do teatro

23 Outubro 2019, 12:00 Margarida Madureira

Nas margens dos géneros/das artes: a “romancização” do teatro.
CORPUS DE REFERÊNCIA:

  • BRECHT, Bertolt, O Círculo de giz caucasiano, in Teatro (Ilse Losa, trad.). Lisboa: Portugália, II, 1963, pp.7-159.
  • IBSEN, Henrik, “Hedda Gabler”, in Peças escolhidas 2. Lisboa: Cotovia, 2008, pp.13-117.
  • TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78
  • VALLE-INCLÁN, Ramón del, Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte (Jorge Silva Melo e Norberto Ávila, trad.). Lisboa : Artistas Unidos/Cotovia, 2013.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
  • FERNANDES, Isabel, “Dialogismo”, in C. Ceia (ed.), E-dicionário de termos literários. URL:  http://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/dialogismo/ (consultado no dia 14/09/2019).
  • SARRAZAC, Jean-Pierre (ed.), entradas “Épico/Epicização”, “Romance didascálico" e “Romancização”, trad. de Lexique du drame contemporain. S.l.: Circé, 2010, pp.73-77, 160-165 e 186-193.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
  • SARRAZAC, Jean-Pierre, “O autor-rapsodo do futuro” in O Futuro do drama. Porto: Campo das Letras, 2002, pp.29-56.