Nas margens dos géneros/das artes: a “romancização” do teatro

5 Novembro 2018, 12:00 Margarida Madureira

Nas margens dos géneros/das artes: a “romancização” do teatro.

Corpus de Referência:

·      Ibsen, Henrik, “Hedda Gabler”, in Peças escolhidas 2. Lisboa: Cotovia, 2008, pp.13-117.

·      Tchékhov, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.

·      Valle-Inclán, Ramón del, Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte (Jorge Silva Melo e Norberto Ávila, trad.). Lisboa : Artistas Unidos/Cotovia, 2013.

Bibliografia Passiva Essencial:

·      Pavis, Patrice, “Dramático e épico”, Épico (teatro…)”, “Epicização do teatro” e “Narrador (1) e (2)”, Dicionário de Teatro, op. cit., pp.110-112, 130, 131 e 257-259.

·      Reis, Carlos e Lopes, Ana Cristina M., “Descrição”, in Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1996 (5ª ed.), pp.93-97.

·      Sarrazac, Jean-Pierre, “O autor-rapsodo do futuro” in O Futuro do drama. Porto: Campo das Letras, 2002, pp.29-56.

·     Sarrazac, Jean-Pierre (ed.), entradas “Épico/Epicização”, “Romance didascálico" e “Romancização”, trad. de Lexique du drame contemporain. S.l. : Circé, 2010, pp.73-77, 160-165 e 186-193.

Leituras Complementares:

·      Fernandes, Isabel, “Dialogismo”, in C. Ceia (ed.), E-dicionário de termos literários. URL: http://edtl.fcsh.unl.pt/business-directory/6053/dialogismo/ (consultado no dia 14/09/2017).

·      Sarrazac, Jean-Pierre (ed.), “Épique/Épicisation”, “Point de vue/Focalisation/perspective”, “Rhapsodie”, “Roman didascalique” e “Romanisation”, in Lexique du drame contemporain. S.l. : Circé, 2010, pp.73-77, 160-165 e 182-193.