Sumários

Adaptação da narrativa romanesca ao teatro: o exemplo de Ionesco

15 Novembro 2017, 12:00 Margarida Madureira

Apresentação e discussão de dois trabalhos:

  • Simbologia da gaivota em A Gaivota de A. Tchékhov
  • Tchékhov e Stanislavski: a construção das personagens de A Gaivota no texto e em cena
Adaptação da narrativa romanesca ao teatro: o exemplo de Ionesco.

  Corpus de análise:
  • Ionesco, Eugène, “O Assassino”, in O mestre, A Menina casadoira, O Novo inquilino, O Assassino (Luiza Neto Jorge, trad.). Lisboa: Presença, 1963.
  • —, “O Retrato do coronel”, in O Retrato do coronel (Carlos Cunha, trad.). Lisboa: Arcádia, 1963.


Teatralização do texto romanesco

13 Novembro 2017, 12:00 Margarida Madureira

Teatralização do texto romanesco (aula leccionada pelo Prof. Rui Pina Coelho).


Nas margens dos géneros/das artes: a “romancização” do teatro

8 Novembro 2017, 12:00 Margarida Madureira

Nas margens dos géneros/das artes. “Romancização” do teatro. Romance “didascálico”. Teatro “épico” ou “rapsódico” (J.-P. Sarrazac).
Análise: A. Tchékhov, A Gaivota; e Ramón del Valle Inclán, "O Embruxado".

CORPUS DE REFERÊNCIA:
•    IBSEN, Henrik, “Hedda Gabler”, in Peças escolhidas 2. Lisboa: Cotovia, 2008, pp.13-117.
•    TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, ed. cit.
•    VALLE-INCLÁN, Ramón del, Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte (Jorge Silva Melo e Norberto Ávila, trad.). Lisboa : Artistas Unidos/Cotovia, 2013.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
•    PAVIS, Patrice, “Dramático e épico”, Épico (teatro…)”, “Epicização do teatro” e “Narrador (1) e (2)”, Dicionário de Teatro, op. cit., pp.110-112, 130, 131 e 257-259.
•    REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina M., “Descrição”, in Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1996 (5ª ed.), pp.93-97.
•    SARRAZAC, Jean-Pierre, “O autor-rapsodo do futuro” in O Futuro do drama. Porto: Campo das Letras, 2002, pp.29-56.
LEITURAS COMPLEMENTARES:
•    FERNANDES, Isabel, “Dialogismo”, in C. Ceia (ed.), E-dicionario de termos literários. URL: http://edtl.fcsh.unl.pt/business-directory/6053/dialogismo/ (consultado no dia 14/09/2017).
•    SARRAZAC, Jean-Pierre (ed.), “Épique/Épicisation”, “Point de vue/Focalisation/perspective”, “Rhapsodie”, “Roman didascalique” e “Romanisation”, in Lexique du drame contemporain. S.l. : Circé, 2010, pp.73-77, 160-165 e 182-193.


Tchékhov e Stanislavski: A Gaivota. Apresentação de trabalhos.

6 Novembro 2017, 12:00 Margarida Madureira

Tchékhov e Stanislavski: A Gaivota. Apresentação de dois trabalhos: "Teatro no teatro em A Gaivota, de A. Tchékhov"; e "Pôr em prática a teoria: a encenação de A Gaivota por Stanislavski".

CORPUS DE ANÁLISE:

  • TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.


A Gaivota: Tchékhov e Stanislavski

30 Outubro 2017, 12:00 Margarida Madureira

A Gaivota: Tchékhov e Stanislavski.
Corpus de análise:

  • Tchékhov, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.
Bibliografia Passiva:
  • Stanislavski, Constantin, “Stanislavski: a formação do actor (1926)”, in M. Borie et al. (ed.), Estética teatral. Textos de Platão a Brecht. Lisboa: FCG, 2011, pp.370-385.