Sumários

1º exercício escrito

9 Novembro 2020, 14:00 Margarida Madureira

1º exercício escrito


A Gaivota: Tchékhov e Stanislavski

3 Novembro 2020, 11:00 Margarida Madureira

A Gaivota: Tchékhov e Stanislavski. Escrita dramática e escrita cénica. Fontes para a análise de um espectáculo (do) passado. “Crise da forma dramática e exaltação da teatralidade” (Sarrazac). A opção realista.
CORPUS DE ANÁLISE:

  • STANISLAVSKI, Constantin, “Stanislavski: a formação do actor (1926)”, in M. Borie et al., eds., Estética Teatral (H. Barbas, trad.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004, pp.370-385.
  • TCHÉKHOV, Anton, “A Gaivota”, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78


A romancização do texto dramático: Ibsen e Tchékhov

2 Novembro 2020, 15:30 Margarida Madureira

A romancização do texto dramático: Ibsen e Tchékhov
CORPUS DE REFERÊNCIA:
  • IBSEN, Henrik, “Hedda Gabler”, in Peças escolhidas 2. Lisboa: Cotovia, 2008, pp.13-117.
  • TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.


A romancização do texto dramático: Ibsen e Tchékhov

2 Novembro 2020, 14:00 Margarida Madureira

A romancização do texto dramático: Ibsen e Tchékhov
CORPUS DE REFERÊNCIA:
  • IBSEN, Henrik, “Hedda Gabler”, in Peças escolhidas 2. Lisboa: Cotovia, 2008, pp.13-117.
  • TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.


A “romancização” do teatro

27 Outubro 2020, 11:00 Margarida Madureira

Nas margens dos géneros/das artes: a “romancização” do teatro. M. Bakhtine: noções de polifonia, dialogismo e romancização. Temas e técnicas do romance no texto dramático: do romantismo à crise da forma dramática (1880-1910).
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:

  • FERNANDES, Isabel, “Dialogismo”, in C. Ceia (ed.), E-dicionario de termos literários. URL: http://edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=733&Itemid=2  (consultado no dia 14/09/2020).
  • SARRAZAC, Jean-Pierre, “A partilha das vozes”, Urdimento, 20, 2013, pp.17-19 (ed. orig.: 2005).
  • SARRAZAC, Jean-Pierre (ed.), “Romancização”, trad. de Lexique du drame contemporain. S.l.: Circé, 2010, pp.189-193