Teatro “épico” ou “rapsódico” (J.-P. Sarrazac): a teoria brechtiana do teatro.

16 Novembro 2020, 15:30 Margarida Madureira

Teatro “épico” ou “rapsódico” (J.-P. Sarrazac): a teoria brechtiana do teatro
Corpus de Análise:

  • BRECHT, Bertolt, O Círculo de giz caucasiano, in Teatro (Ilse Losa, trad.). Lisboa: Portugália, II, 1963, pp.7-159
  • BRECHT, Bertolt, “Brecht: Escritos sobre Teatro (textos de 1930 a 1954)”, in M. Borie et al., eds., Estética Teatral (H. Barbas, trad.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004, pp.465-491
Bibliografia Passiva Essencial:
  • PAVIS, Patrice, “Dramático e épico”, Épico (teatro…)”, “Epicização do teatro” e “Narrador (1) e (2)”, in Dicionário de Teatro, op. cit., pp.110-112, 130, 131 e 257-259.
  • SARRAZAC, Jean-Pierre (ed.), entradas “Épico/Epicização”, trad. de Lexique du drame contemporain. S.l.: Circé, 2010, pp.73-77.
Bibliografia Complementar:
  • REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina M., “Descrição” e “Intrusão do narrador”, in Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1996 (5ª ed.), pp.93-97 e 207-210.