A dupla enunciação teatral
4 Novembro 2015, 14:00 • Margarida Madureira
A dupla enunciação teatral. Texto principal e texto secundário (R. Ingarden). Estatuto textual e funções das didascálias: análise do texto dramático (A. Tchékhov, A Gaivota, e R. del Valle-Inclán,
Retábulo
de avareza, luxúria e morte).
TEXTOS:
- TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.
- VALLE-INCLÁN, Ramón del, Retábulo de avareza, luxúria e morte. Lisboa: Cotovia-Artistas Unidos, 2013..
BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
- MATEUS, Osório, « Especificidade do texto dramático », in De teatro e outras escritas. Lisboa: Quimera, 2002, pp.105-115.
- UBERSFELD, Anne, « Didascálias », in Termos-chave da análise teatral. Évora : Licorne, 2010, pp.36-37.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
- INGARDEN, Roman, « Les fonctions du langage au théâtre », Poétique, 8, 1971, pp.531- 538.
- ISSACHAROFF, Michael, “Voix, autorité, didascalies”, Poétique, 96, 1993, pp.463-474.
- LARTHOMAS, Pierre, Le Langage dramatique. Paris : PUF, 2012.