A dupla enunciação teatral

4 Novembro 2015, 14:00 Margarida Madureira

A dupla enunciação teatral. Texto principal e texto secundário (R. Ingarden). Estatuto textual e funções das didascálias: análise do texto dramático (A. Tchékhov, A Gaivota, e R. del Valle-Inclán, Retábulo de avareza, luxúria e morte).

TEXTOS:

  • TCHÉKHOV, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78.
  • VALLE-INCLÁN, Ramón del, Retábulo de avareza, luxúria e morte. Lisboa: Cotovia-Artistas Unidos, 2013..

BIBLIOGRAFIA PASSIVA ESSENCIAL:
  • MATEUS, Osório, « Especificidade do texto dramático », in De teatro e outras escritas. Lisboa: Quimera, 2002, pp.105-115.
  • UBERSFELD, Anne, « Didascálias », in Termos-chave da análise teatral. Évora : Licorne, 2010, pp.36-37.

BIBLIOGRAFIA PASSIVA COMPLEMENTAR:
  • INGARDEN, Roman, « Les fonctions du langage au théâtre », Poétique, 8, 1971, pp.531- 538. 
  • ISSACHAROFF, Michael, “Voix, autorité, didascalies”, Poétique, 96, 1993, pp.463-474.
  • LARTHOMAS, Pierre, Le Langage dramatique. Paris : PUF, 2012.