O teatro épico. B. Brecht: O Círculo de giz caucasiano

16 Novembro 2016, 18:00 Margarida Madureira

As noções bakhtinianas de polifonia e dialogismo. A "romancização" do teatro. Formas de “romancização” do teatro. O romance didascálico. O teatro épico. B. Brecht: O Círculo de giz caucasiano.
TEXTOS:

  • Brecht, Bertolt, O Círculo de giz caucasiano, in Teatro (Ilse Losa, trad.). Lisboa: Portugália, II, 1963, pp.7-159.
  • Tchékhov, Anton, A Gaivota, in A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs, O Ginjal (Nina Guerra e Filipe Guerra, trad.). Lisboa: Relógio d’Água, 2006, pp.9-78
  • Valle-Inclán, Ramón del, Retábulo de avareza, luxúria e morte. Lisboa: Cotovia-Artistas Unidos, 2013.
BIBLIOGRAFIA PASSIVA:
  • Fernandes, Isabel, “Dialogismo”, in C. Ceia (ed.), E-dicionario de termos literários. URL: http://edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=733&Itemid=2 (data de consulta: 2016-11-15).
  • Pavis, Patrice, “Épico (teatro…)” e “Episação do teatro”, in Dicionário do Teatro. São Paulo : Perspectiva, 2009, pp.35-36 e 116-117.
  • Sarrazac, Jean-Pierre, “O autor-rapsodo do futuro” in O Futuro do drama. Porto: Campo das Letras, 2006. (orig.  fr. : L’Avenir du drame. Paris : Circé, 1999).
  • Sarrazac, Jean-Pierre, “Épique/Épicisation” e “Romanisation”, in Lexique du drame contemporain. S.l. : Circé, 2010, pp.73-77 e 189-193.