Unidade Curricular | Course Unit
Teoria e Metodologia das Ciências da Documentação e Informação |
Código da Unidade Curricular | Course ID
CDI4.555904 |
ECTS | Credits
6 |
Ciclo de Estudos | Level
2º |
Semestre | Semester
1º |
Docente(s) | Instructor(s)
Carlos Guardado da Silva |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
1. Das Ciências Documentais à Ciência da Informação. 1.1. Génese e problematização. 1.2. O campo de estudo e a abordagem sistémica. 1.3. O objeto: a informação ‘social’. 1.4. O lugar do documento. 1.5 Tendências de investigação em Ciência da Informação. 2. Metodologia do Trabalho Científico. 2.1. As etapas da investigação científica. 2.2. A Investigação documental (método). 2.3 O estudo de caso (método). 3. Seleção de técnicas de recolha de dados. 3.1. A observação: participante e não participante. 3.2. O Inquérito por Questionário. 3.3. A entrevista. 3.4. A técnica grupo focal. 3.5. A análise de conteúdo. 4. Técnicas quantitativas aplicadas à investigação em ciência da informação. 4.1. Análise estatística 5. Organização e estrutura do trabalho científico 5.1 Modalidades do trabalho final: dissertação, trabalho de projeto e relatório de estágio. 5.2. A revisão da literatura. 5.3. As referências bibliográficas: as normas bibliográficas. 5.4. O resumo. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
Tendo presente os objetivos da UC, as aulas são teórico-práticas, permitindo expor os conteúdos, discutindo-os e cruzando as diversas metodologias, em função dos conteúdos, assim como da atenção dos alunos. Em cada aula, os alunos vão acompanhando o plano da UC, disponibilizado na primeira aula. O acompanhamento permanente dos trabalhos permite aos alunos e professores verificar e validar a aquisição de competências, assim como testar os conhecimentos adquiridos. A apresentação de case study permite transportar os alunos para um contexto real de aplicação dos conteúdos. O atendimento e o acompanhamento permanentes, presencial e remotamente, permitem aos alunos tirarem dúvidas, serem orientados nas leituras e nos respetivos trabalhos, que visam um maior aprofundamento de temas do programa, assim como desenvolver as suas capacidades de investigação. A avaliação baseia-se em três elementos: apresentação de um tópico/tema do programa em aula (30%), assiduidade e participação (20%) e trabalho individual (50%), permitindo ao docente a avaliação contínua da aquisição de competências, em virtude dos objetivos da UC. |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
Araújo, C.A.A. (2018). O que é a Ciência da Informação. Belo Horizonte: KMA; Bowen, G. A. (2009). Document analysis as a qualitative research method. Qualitative Research Journal. vol. 9, n.º 2 (2009) 27-40. DOI 10.3316/QRJ0902027; Campenhoudt, Luc Van; Marquet; Jacques; Quivy, Raymond (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa : Gradiva; Connaway, L. S. & Powell, R. R. (2007). Basic research methods for librarians. 5th ed. Libraries Unlimited; Coutinho, C. P. (2015). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. 2.ª ed. reimp. Almedina; Gonçalves, Sónia P.; Gonçalves, Joaquim P.; Marques, Célio Gonçalo (Ed.). (2021). Manual de investigação qualitativa. Lisboa: Pactor; Silva, A.M.; Ribeiro, Fernanda. (2002). Das «ciências» documentais à ciência da informação: Ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Afrontamento; Tuckman, B. W. 2012. Manual de investigação em educação: metodologia para conceber e realizar o processo de investigação científica. 4.ª ed. actualizada. Fundação Calouste Gulbenkian; Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e método. 2.ª ed. [já na 5.ª ed. 2015]. Bookman. |