Unidade Curricular | Course Unit

Teoria e Metodologia das Ciências da Documentação e Informação

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

CDI4.555904

 

ECTS | Credits

6

 

Ciclo de Estudos | Level

 

Semestre | Semester

 

Docente(s) | Instructor(s)

Carlos Guardado da Silva

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

1. Das Ciências Documentais à Ciência da Informação.

1.1. Génese e problematização.

1.2. O campo de estudo e a abordagem sistémica.

1.3. O objeto: a informação ‘social’.

1.4. O lugar do documento.

1.5 Tendências de investigação em Ciência da Informação.

2. Metodologia do Trabalho Científico.

2.1. As etapas da investigação científica.

2.2. A Investigação documental (método).

2.3 O estudo de caso (método).

3. Seleção de técnicas de recolha de dados.

3.1. A observação: participante e não participante.

3.2. O Inquérito por Questionário.

3.3. A entrevista.

3.4. A técnica grupo focal.

3.5. A análise de conteúdo.

4. Técnicas quantitativas aplicadas à investigação em ciência da informação.

4.1. Análise estatística

5. Organização e estrutura do trabalho científico

5.1 Modalidades do trabalho final: dissertação, trabalho de projeto e relatório de estágio.

5.2. A revisão da literatura.

5.3. As referências bibliográficas: as normas bibliográficas.

5.4. O resumo.

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

Tendo presente os objetivos da UC, as aulas são teórico-práticas, permitindo expor os conteúdos, discutindo-os e cruzando as diversas metodologias, em função dos conteúdos, assim como da atenção dos alunos. Em cada aula, os alunos vão acompanhando o plano da UC, disponibilizado na primeira aula. O acompanhamento permanente dos trabalhos permite aos alunos e professores verificar e validar a aquisição de competências, assim como testar os conhecimentos adquiridos. A apresentação de case study permite transportar os alunos para um contexto real de aplicação dos conteúdos. O atendimento e o acompanhamento permanentes, presencial e remotamente, permitem aos alunos tirarem dúvidas, serem orientados nas leituras e nos respetivos trabalhos, que visam um maior aprofundamento de temas do programa, assim como desenvolver as suas capacidades de investigação. A avaliação baseia-se em três elementos: apresentação de um tópico/tema do programa em aula (30%), assiduidade e participação (20%) e trabalho individual (50%), permitindo ao docente a avaliação contínua da aquisição de competências, em virtude dos objetivos da UC.

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Araújo, C.A.A. (2018). O que é a Ciência da Informação. Belo Horizonte: KMA; Bowen, G. A. (2009). Document analysis as a qualitative research method. Qualitative Research Journal. vol. 9, n.º 2 (2009) 27-40. DOI 10.3316/QRJ0902027; Campenhoudt, Luc Van; Marquet; Jacques; Quivy, Raymond (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa : Gradiva; Connaway, L. S. & Powell, R. R. (2007). Basic research methods for librarians. 5th ed. Libraries Unlimited; Coutinho, C. P. (2015). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. 2.ª ed. reimp. Almedina; Gonçalves,  Sónia P.; Gonçalves, Joaquim P.; Marques, Célio Gonçalo (Ed.). (2021). Manual de investigação qualitativa. Lisboa: Pactor; Silva, A.M.; Ribeiro, Fernanda. (2002). Das «ciências» documentais à ciência da informação: Ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Afrontamento; Tuckman, B. W. 2012. Manual de investigação em educação: metodologia para conceber e realizar o processo de investigação científica. 4.ª ed. actualizada. Fundação Calouste Gulbenkian; Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e método. 2.ª ed. [já na 5.ª ed. 2015]. Bookman.