Apresentação do programa, objetivos, bibliografia e discussão dos elementos, momentos e critérios de avaliação

17 Setembro 2020, 18:00 Carlos Guardado da Silva

Apresentação do docente e alunos

Apresentação do Programa e do plano de aulas: objetivos, conteúdos e bibliografia

Avaliação da Unidade Curricular: discussão com os alunos – discussão e fixação dos elementos, momentos e critérios de avaliação:

1º trabalho (trabalho de grupo – 2 elementos): comentário crítico de texto (tópico do programa), ou apresentação de estudo de caso – 03.10.2019 – será tida em conta nesta parte a participação e o trabalho individual desenvolvidos nas aulas e a assiduidade, assim como a introdução dos conteúdos de teoria e metodologia no trabalho (Apresentação oral – 20/30 min. - e entrega de diapositivos). 40%. – Apresentações a calendarizar, consoante o conteúdo e o plano de aulas e conteúdos, devendo a apresentação ser entregue no dia da exposição oral.

2º trabalho (trabalho individual) – entrega por email (apresentação escrita e oral [20 min.] – esta pode ser de 2 elementos) (revisão de literatura, artigo científico, pré-projeto do trabalho final, comentário crítico a uma dissertação do mestrado em Ciências da Documentação e Informação (últimos dois anos) ou livro da Coleção Ciência da Informação, capítulo de metodologia para trabalho final, estudo de caso) ou estudo orgânico-funcional – 17.12.2019.   50% - c/ prévia apresentação do projeto (por escrito) até 1 de novembro de 2020 – 2.ª parte da aula – a partir de 12 de nov. – Entrega do trabalho escrito a 30 de novembro.

Referências sumárias:

Campenhoudt, L. V. ;  Marquet, J. & Quivy, R. ; (2019) – Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa : Gradiva.

Coutinho, Clara Pereira (2015) – Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas : teoria e prática. 2.ª ed. reimp. Coimbra : Almedina.

Ghiglione, R. ; Matalon, B.(1992) - O inquérito: teoria e prática. Oeiras : Celta.

Hill, M.; Hill, A. B. (1992) – Investigação por questionário. Lisboa : Silabo.

RIBEIRO, F. ; FERNANDES, M. (2001) - Universidade do Porto : estudo orgânico-funcional… Porto : Reitoria da Universidade, 2001.

SILVA, A. (2006) - A Informação… Porto : Afrontamento; SILVA, A. ; RIBEIRO, F. (2002) – Das “ciências“ documentais à ciência da informação : ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Afrontamento.

TUCKMAN, B. W. (2012) – Manual de Investigação em educação…. 4.ª ed.. Lisboa : FCG.

Williamson, K. & Johanson, Graeme (eds.) (2018). Research Methods : Information, Systems, and Contexts. 2nd ed.  Chandos Publishing, Cambridge (United States).

YIN, Robert K. (2015) – Estudo de caso : planejamento e método. 5.ª ed.. Porto Alegre: Bookman.