Sumários
Introdução ao Seminário
25 Janeiro 2022, 18:00 • Ana Travassos Valdez
Discussão do programa do seminário e introdução ao seu funcionamento;
Estilos e manuais de estilo para o estudo de “Ciências da Religião.”
Recursos bibliográficos.
O que é plágio?
Teoria e Métodos na Ciência das Religiões
Mestrado e Doutoramento em História e Cultura das Religiões
(5914 e 6726)
Primavera de 2022
1- Descrição
Este seminário tem como objectivo principal promover a discussão e reflexão sobre o(s) conceitos de religião através da leitura de textos fundamentais da disciplina, ao mesmo tempo que pretende introduzir o aluno às metodologias próprias da disciplina. Desta maneira, os alunos terão contacto com as metodologias histórico-críticas que regem este campo do saber, enquanto desenvolvem ferramentas de trabalho fundamentais à finalização dos seus programas de estudo. Paralelamente, este seminário tem como objectivo desenvolver as capacidades de leitura, análise e interpretação textual essenciais a qualquer programa de pós-graduação.
Recursos bibliográficos e formulários podem ser encontrados na página de Moodle/E-Learning deste seminário. Será também através dessa plataforma que os trabalhos, fichas de leitura e trabalho final, deverão ser submetidos.
2- Avaliação
Atendendo à natureza de este ser um seminário de 2º e 3º ciclo, a ênfase é colocada na discussão de textos liderada pelos alunos com o objectivo de os apresentar, sublinhando as ideias principais do autor, além de suscitar pontos de discussão que envolvam todos os colegas. Paralelamente, os alunos serão familiarizados com metodologias e estilos de trabalho científico utilizados no campo. Consequentemente, a avaliação será contínua e terá em conta:
a. A apresentação de texto (20%);
b. Capacidade de discussão do texto (20%);
c. A entrega prévia todas as semanas de uma ficha de leitura sobre cada texto em discussão (20%);
d. No final do semestre, cada aluno deverá fazer um pequeno trabalho sobre pandemias/pestes/doenças e o papel da religião durante esse evento e apresentá-lo em aula seguindo as metodologias aprendidas (20%);
e. Submissão por escrito do mesmo trabalho até dia 24 de Abril de 2022 – máximo de 5 páginas, espaço e meio, Times New Roman 12, incluindo notas de rodapé e uma página extra de bibliografia – (20%).
Este seminário rege-se pelos manuais de estilo de Chicago e da Society of Biblical Studies.
3- Fraude na realização de elementos de avaliação
1 — A fraude na realização de elementos de avaliação não é tolerável em meio universitário, implicando a sua prática a anulação automática do elemento de avaliação em causa, e o eventual procedimento disciplinar.
2 — Para os efeitos do presente regulamento, constitui fraude todo o tipo de práticas realizadas pelo estudante que resultem no falseamento do processo de avaliação, designadamente:
a) O plágio, consubstanciado em cópia, não assinalada como tal e/ou com omissão da fonte, por qualquer meio, de conteúdos de autoria de outrem, independentemente do suporte original (ex.: outro elemento de avaliação, obra bibliográfica, comunicação ou artigo, em papel ou formato digital);
b) A apresentação de elementos de avaliação de autoria de outrem, realizados por encomenda;
c) A consulta não autorizada de materiais ou a consulta e uso de qualquer aparelho eletrónico sem necessidade médica comprovada aquando da realização de elementos de avaliação presenciais;
d) A apresentação de trabalhos já avaliados em outras unidades curriculares.
3 — A prática de fraude determina a instauração do competente processo disciplinar, nos termos previstos no Regulamento disciplinar dos Estudantes da Universidade de Lisboa e do Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa.
In Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras da
Universidade de Lisboa (RAE)
4- Etiqueta
a. Aulas Presenciais
Os seminários começam pontualmente às 18:10h, de modo que o instrutor agradece que não existam qualquer tipo de atrasos, já que uma entrada tardia na aula provoca a distração dos colegas além de interromper a aula. Recomenda-se que estejam na sala de aula alguns minutos antes para se poderem sentar e dispor os materiais necessários atempadamente.
O uso de telemóvel é estritamente proibido durante o seminário. O uso do computador e o acesso à internet são limitados ao conteúdo dos seminários. Como tal, se se verificar que o computador, o Tablet ou o telemóvel estão a ser utilizados para qualquer outra coisa, será solicitado o encerramento do mesmo. Na realidade, o instrutor sugere o uso do caderno e da caneta ou lápis como os modos mais seguros e eficazes de tomar notas.
Dada a extensão do seminário – 1:50h – é aceitável que o aluno traga consigo uma garrafa de água ou uma bebida dentro de recipiente fechado, não se permite, no entanto, comida.
b. Aulas por Zoom
Os seminários começam pontualmente às 18h, pelo que deverá fazer o login na plataforma Zoom atempadamente para dar tempo ao instrutor lhe dar acesso. A sala de espera será aberta 10 minutos antes do início do seminário.
Sendo este um seminário de pós-graduação todos os alunos deverão ter a webcam ligada, até porque uma grande parte da nota final depende da participação activa na discussão, e os microfones desligados. O instrutor dará sempre autorização para falar após visualização de pedido para falar. Naturalmente, mais uma vez os telefones deverão estar desligados e o ruído de fundo deve estar reduzido ao mínimo. Pede-se que usem o computador apenas para participar no seminário e que o mesmo esteja em modo de “não incomodar”.
Por favor, lembre-se que os seminários são o seu local de trabalho e, como tal, aja em conformidade.
5- Programa Detalhado por Sessão (pode sofrer alterações)
Seminário #1, 25/01/2022
¾ Discussão do programa do seminário e introdução ao seu funcionamento;
¾ Estilos e manuais de estilo para o estudo de “Ciências da Religião.”
¾ Recursos bibliográficos.
¾ O que é plágio?
Seminário #2, 01/02/2022
¾ Sessão Zoom – Introdução ao uso de Endnote liderada pela Dra. Isabel Rebolho da Biblioteca da FLUL.
¾ https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84986462120?pwd=TWh0SnRnL2hqamZHTTVPYUpuTGx4UT09
Password: 356229
Seminário #3, 08/02/2022
¾ Como escrever um trabalho académico; regras de investigação e citação; manuais de estilo.
¾ Jong, Jonathan. On (Not) Defining (Non) Religion. Science, Religion and Culture 2, no. 3 (2015): 15-24, doi:10.17582/journal.src/2015/2.3.15.24.
Seminário #4, 15/02/2022
O que é religião? (1)
¾ Nongbri, Brent. Before Religion: A History of a Modern Concept. New Haven, Connecticut; London: Yale University Press, 2013:
§ Capítulos 1 & 2
§ Capítulo 3
Seminário #5, 22/02/2022
O que é religião? (2)
¾ Nongbri, Brent. Before Religion: A History of a Modern Concept. New Haven, Connecticut; London: Yale University Press, 2013:
§ Capítulo 4
§ Capítulo 5
-- Férias do Carnaval –
Seminário #6, 08/03/2022
O que é religião? (3)
¾ Nongbri, Brent. Before Religion: A History of a Modern Concept. New Haven, Connecticut; London: Yale University Press, 2013:
§ Capítulo 6
§ Capítulos 7 & Conclusão
Seminário #7, 15/03/2022
O que é o Judaísmo (1)
¾ Boyarin, Daniel. Judaism : The Geneaology of a Modern Nation. Key Words in Jewish Studies. New Brunswick, New Jersey: Rutgers University Press, 2019.
§ Prefácio & Capítulo 1
§ Capítulo 2
Seminário #8, 22/03/2022
O que é o Judaísmo (2)
¾ Boyarin, Daniel. Judaism : The Geneaology of a Modern Nation. Key Words in Jewish Studies. New Brunswick, New Jersey: Rutgers University Press, 2019.
§ Capítulo 3
§ Capítulo 4
Seminário #9, 29/03/2022
O que é o Judaísmo (3)
¾ Boyarin, Daniel. Judaism : The Geneaology of a Modern Nation. Key Words in Jewish Studies. New Brunswick, New Jersey: Rutgers University Press, 2019.
§ Capítulo 5
Método Histórico-Crítico (1)
¾ Collins, John J. The Bible after Babel: Historical Criticism in a Postmodern Age. Grand Rapids; Cambridge: Wm. B. Eerdmans, 2005.
§ Capítulo 1
Seminário #10, 05/04/2022
Método Histórico-Crítico (2)
¾ Collins, John J. The Bible after Babel: Historical Criticism in a Postmodern Age. Grand Rapids; Cambridge: Wm. B. Eerdmans, 2005.
§ Capítulo 2
§ Capítulo 3
-- Férias da Páscoa –
Seminário #11, 19/04/2022
Método Histórico-Crítico (3)
¾ Collins, John J. The Bible after Babel: Historical Criticism in a Postmodern Age. Grand Rapids; Cambridge: Wm. B. Eerdmans, 2005.
§ Capítulo 4
§ Capítulo 5
Seminário #12, 26/04/2022
Método Histórico-Crítico (4)
¾ Collins, John J. The Bible after Babel: Historical Criticism in a Postmodern Age. Grand Rapids; Cambridge: Wm. B. Eerdmans, 2005.
§ Capítulo 6
¾ Apresentação e discussão de trabalhos.
Seminário #13, 03/05/2022
¾ Apresentação e discussão de trabalhos.
Seminário #14, 10/05/2022
¾ Apresentação e discussão de trabalhos.