Sumários

O que é religião?

6 Fevereiro 2024, 18:00 Ana Travassos Valdez

Discussão em aula sobre o conceito e definição de religião, com base na discussão nos textos abaixo descritos e que foram apresentados pelos alunos José Catalão e José Andrade, respectivamente:


-   Jong, Jonathan. “On (Not) Defining (Non) Religion.” Science, Religion and Culture 2, no. 3 (2015): 15-24, doi:10.17582/journal.src/2015/2.3.15.24.

-   Slone, D. Jason. Theological Incorrectness: Why Religious People Believe What They Shouldn't.  Oxford: Oxford University Press, 2004, 3-28.


Introdução ao Endnote e aos recursos oferecidos pela biblioteca da FLUL

30 Janeiro 2024, 18:00 Ana Travassos Valdez

Aula prática dada na biblioteca da FLUL pela Dra. Isabel Rebolho sobre o uso de Endnote e dos vários recursos oferecidos pela FLUL


Introdução ao Seminário

23 Janeiro 2024, 18:00 Ana Travassos Valdez

-   Discussão do programa do seminário e introdução ao seu funcionamento;

-   Estilos e manuais de estilo para o estudo de “Ciências da Religião.”

-   Recursos bibliográficos.

-   O que é plágio?

-   Como escrever um trabalho académico; regras de investigação e citação; manuais de estilo.


Programa detalhado do seminário:


 

Teoria e Métodos na Ciência das Religiões

Mestrado e Doutoramento em História e Cultura das Religiões

(5914 e 6726)

Primavera de 2024

 

 

 

1-    Descrição

 

Este seminário tem como objectivo principal promover a discussão e reflexão sobre o(s) conceitos de religião através da leitura de textos fundamentais da disciplina, ao mesmo tempo que pretende introduzir o aluno às metodologias próprias da disciplina. Desta maneira, os alunos terão contacto com as metodologias histórico-críticas que regem este campo do saber, enquanto desenvolvem ferramentas de trabalho fundamentais à finalização dos seus programas de estudo. Paralelamente, este seminário promove as capacidades de leitura, análise e interpretação textual essenciais a qualquer programa de pós-graduação.

Recursos bibliográficos e formulários podem ser encontrados na página de Moodle/E-Learning deste seminário. Será também através dessa plataforma que os trabalhos, fichas de leitura e trabalho final, deverão ser submetidos.

 

2-    Avaliação

 

Atendendo à natureza de este ser um seminário de 2º e 3º ciclo, a ênfase é colocada na discussão de textos liderada pelos alunos com o objectivo de os apresentar, sublinhando as ideias principais do autor, além de suscitar pontos de discussão que envolvam todos os colegas. Paralelamente, os alunos serão familiarizados com metodologias e estilos de trabalho científico utilizados no campo. Consequentemente, a avaliação será contínua e terá em conta:

a.     A apresentação de texto (20%);

b.     Capacidade de discussão do texto (20%); 

c.     A entrega prévia de todas as fichas de leitura sobre os textos em discussão a escolher (20%); 

d.     No final do semestre, cada aluno deverá fazer um pequeno trabalho de análise crítica para ser apresentado em aula sobre um dos capítulos do livro: Pals, Daniel L. Nine Theories of Religion. Third Edition. ed. New York; Oxford: Oxford University Press, 2015.  (20%);

e.     Submissão por escrito do trabalho final até dia 23 de Abril de 2024– máximo de 5 páginas, espaço e meio, Times New Roman 12, incluindo notas de rodapé e uma página extra de bibliografia – (20%).

 

Este seminário rege-se pelos manuais de estilo de Chicago e da Society of Biblical Studies.

 

3-    Fraude na realização de elementos de avaliação

 

“Artigo 12.o
Fraude


1. Para os efeitos do presente regulamento, constitui fraude todo o tipo de práticas realizadas pelo estudante que resultem no falseamento do processo de avaliação, designadamente:
a) O plágio, consubstanciado em cópia, não assinalada como tal e/ou com omissão da fonte, por qualquer meio, de conteúdos de autoria de outrem, independentemente do suporte original (por exemplo, outro elemento de avaliação, obra bibliográfica, comunicação ou artigo, em papel ou formato digital);
b) A apresentação de elementos de avaliação de autoria de outrem, realizados por encomenda;
c) A consulta não autorizada de materiais ou a consulta e uso de qualquer aparelho eletrónico sem necessidade médica comprovada aquando da realização de elementos de avaliação presenciais;
d) A apresentação de trabalhos já avaliados em outras unidades curriculares;
e) Outra qualquer situação passível de ser considerada violação de disposições legais ou das regras deontológicas académicas.

2. A identificação de fraude na realização de trabalhos académicos e elementos de avaliação implica a sua anulação automática, sem prejuízo de eventual responsabilidade civil, disciplinar ou criminal, e procedimento disciplinar subsequente nos termos previstos no Regulamento Disciplinar dos Estudantes da Universidade de Lisboa e do Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa. 

3. Casos de fraude devem ser comunicados ao Conselho Pedagógico.” 

 

In Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras da

Universidade de Lisboa (RAE)

(https://www.letras.ulisboa.pt/images/faculdade/legislacao/servivos-academicos/regulamento_de_avaliacao_dos_estudantes_flul-2023.pdf)

 

 

4-    Etiqueta

 

a.     Aulas Presenciais

 

Os seminários começam pontualmente às 18h, de modo que o instrutor agradece que não exista qualquer tipo de atrasos, já que uma entrada tardia na aula provoca a distração dos colegas além de interromper a aula. Recomenda-se que estejam na sala de aula alguns minutos antes para se poderem sentar e dispor os materiais necessários atempadamente.

O uso de telemóvel é estritamente proibido durante o seminário. O uso do computador e o acesso à internet são limitados ao conteúdo dos seminários. Como tal, se se verificar que o computador, o Tablet ou o telemóvel estão a ser utilizados para qualquer outra coisa, será solicitado o encerramento do mesmo. Na realidade, o instrutor sugere o uso do caderno e da caneta ou lápis como os modos mais seguros e eficazes de tomar notas.

Dada a extensão do seminário – 2h – é aceitável que o aluno traga consigo uma garrafa de água ou uma bebida dentro de recipiente fechado, não se permite, no entanto, comida.

 

b.     Aulas por Zoom (caso haja alguma sessão on-line)

 

Os seminários começam pontualmente às 18h, pelo que deverá fazer o login na plataforma Zoom atempadamente para dar tempo ao instrutor lhe dar acesso. A sala de espera será aberta 10 minutos antes do início do seminário.

Sendo este um seminário de pós-graduação todos os alunos deverão ter a webcam ligada, até porque uma grande parte da nota final depende da participação activa na discussão, e os microfones desligados. O instrutor dará sempre autorização para falar após visualização de pedido para falar. Naturalmente, mais uma vez os telefones deverão estar desligados e o ruído de fundo deve estar reduzido ao mínimo. Pede-se que usem o computador apenas para participar no seminário e que o mesmo esteja em modo de “não incomodar”.

 

 

c.     Correspondência

 

Todos os e-mails enviados ao instrutor deverão ser enviados do e-mail institucional da ULisboa. O instrutor só enviará e-mails aos alunos de e para e-mails institucionais.

Os e-mails deverão ser formais e profissionais. O instrutor tentará dar resposta num máximo de 48h em dias úteis.

 

d.       Por favor, lembre-se que os seminários são o seu local de trabalho e, como tal, aja e apresente-se em conformidade.

 

 


 

5-    Programa Detalhado por Sessão (sujeito a alterações)

 

 

Seminário #1, 23/01/2024

¾   Discussão do programa do seminário e introdução ao seu funcionamento;

¾   Estilos e manuais de estilo para o estudo de “Ciências da Religião.”

¾   Recursos bibliográficos.

¾   O que é plágio?

¾   Como escrever um trabalho académico; regras de investigação e citação; manuais de estilo.

 

Seminário #2, 30/01/2024

      Introdução ao Endnote e aos recursos oferecidos pela biblioteca da FLUL.

 

Seminário #3, 06/02/2024

O que é religião?

¾   Jong, Jonathan. “On (Not) Defining (Non) Religion.” Science, Religion and Culture 2, no. 3 (2015): 15-24, doi:10.17582/journal.src/2015/2.3.15.24.

¾   Slone, D. Jason. Theological Incorrectness: Why Religious People Believe What They Shouldn't.  Oxford: Oxford University Press, 2004, 3-28.

 

 

–  Férias de Carnaval –

 

Seminário #4, 20/02/2024

Definição e Semântica

¾   Hughes, Aaron W., and Russell T. McCutcheon, eds. What Is Religion? : Debating the Academic Study of Religion. New York: Oxford University Press, 2021, p. 6-16.

¾   Hughes, Aaron W., and Russell T. McCutcheon, eds. What Is Religion? : Debating the Academic Study of Religion. New York: Oxford University Press, 2021, p. 16-32.

 

Seminário #5, 27/02/2024

            Ciência Cognitiva da Religião

¾    Hughes, Aaron W., and Russell T. McCutcheon, eds. What Is Religion? : Debating the Academic Study of Religion. New York: Oxford University Press, 2021, p. 33-47.

 

 

Seminário #6, 05/03/2024

Negociar a Construção Académica do Estudo da Religião

¾    Hughes, Aaron W., and Russell T. McCutcheon, eds. What Is Religion? : Debating the Academic Study of Religion. New York: Oxford University Press, 2021, p. 48-63.

 

 

Seminário #7, 12/03/2024

      A Questão do Judaísmo

¾   Hughes, Aaron W., and Russell T. McCutcheon, eds. What Is Religion? : Debating the Academic Study of Religion. New York: Oxford University Press, 2021, p. 83-96.

 

 

Seminário #8, 19/03/2024

Como Viver num Mundo sem Deuses?

¾    Hughes, Aaron W., and Russell T. McCutcheon, eds. What Is Religion? : Debating the Academic Study of Religion. New York: Oxford University Press, 2021, p. 97-109.

 

 

– Férias da Páscoa –

 

 

Seminário #9, 02/04/2024

A Impossibilidade de Definir Religião

¾    Hughes, Aaron W., and Russell T. McCutcheon, eds. What Is Religion? : Debating the Academic Study of Religion. New York: Oxford University Press, 2021, p. 110-126.

 

 

Seminário #10, 09/04/2024

O Que é Religião?

¾   Hughes, Aaron W., and Russell T. McCutcheon, eds. What Is Religion? : Debating the Academic Study of Religion. New York: Oxford University Press, 2021, p. 142-157.

 

Seminário #11, 16/04/2024

Um Argumento, um Discurso ou uma Ideologia?

¾   Hughes, Aaron W., and Russell T. McCutcheon, eds. What Is Religion? : Debating the Academic Study of Religion. New York: Oxford University Press, 2021, p. 158-174.

 

 

Seminário #12, 23/04/2024

Ecossistema de Adaptação Contínua

¾   Hughes, Aaron W., and Russell T. McCutcheon, eds. What Is Religion? : Debating the Academic Study of Religion. New York: Oxford University Press, 2021, p. 192-210.

 

 

Seminário #13, 30/04/2024

 

¾   Apresentação e discussão de trabalhos. 

 


 

6-      Bibliografia

a.     Bíblias

 

Bíblia Sagrada Para o Terceiro Milénio da Encarnação: Versão dos Textos Originais. Herculano Alves, ed. 3 ed. Lisboa: Difusora Bíblica, 2001.

The New Oxford Annotated Bible: New Revised Standard Version with the Apocrypha. Coogan, Michael David, Marc Zvi Brettler, Carol A. Newsom, and Pheme Perkins, eds. Fully revised, Fifth edition. ed. New York, New York: Oxford University Press, 2018.

 

b.     Estudos 

 

Hughes, Aaron W., and Russell T. McCutcheon, eds. What Is Religion? : Debating the Academic Study of Religion. New York: Oxford University Press, 2021.

Jong, Jonathan. “On (Not) Defining (Non) Religion.” Science, Religion and Culture 2, no. 3 (2015): 15-24.

Slone, D. Jason. Theological Incorrectness Why Religious People Believe What They Shouldn't.  Oxford: Oxford University Press,, 2004. http://dx.doi.org/10.1093/0195169263.001.0001.