Competência escribal e descrição de figuras e feituras
13 Novembro 2018, 16:00 • Susana Tavares Pedro
Competência escribal (Petrucci 2002: 19-21)
Podem identificar-se seis categorias distintas de alfabetizados com base nas suas capacidades de escrita pessoais e específicas e, nos casos que que tal é possível, de leitura.
1. os cultos
Indivíduos que dominam sem dificuldade, quer do ponto de vista da produção de textos quer do do seu uso, todas as tipologias gráficas comummente usadas na sociedade a que pertencem; sabem geralmente também escrever textos em língua diversa da sua nativa e receberam instrução de nível superior
2. os alfabetizados profissionais
Empregam, com competência técnica por vezes elevada e sobretudo para fins profissionais de produção ou de reprodução textual, algumas (regra geral nunca todas) das tipologias e das técnicas gráficas em uso no seu tempo e no seu ambiente; as suas capacidades de leitura são bastante inferiores às de escrita e o seu grau de instrução é frequentemente de nível médio-baixo
3. os alfabetizados de uso
Possuem competências de leitura e escrita de nível médio-alto, que exercitam regra geral funcionalmente para exigências específicas de trabalho ou de relacionamento social (correspondência); o seu grau de instrução é médio-alto, a sua actividade de leitura é constante e criteriosamente seleccionada
4. os semialfabetizados funcionais
Possuem competências gráficas limitadas; escrevem apenas por necessidade e ocasionalmente, sempre na sua língua materna; lêem pouco ou pouquíssimo, por vezes nunca, mesmo que tecnicamente o possam fazer. (podem ser identificados com boa parte dos subescritores de documentos europeus altimedievais)
5. os semialfabetizados gráficos
Possuem competência escribal extremamente reduzida que os torna capazes de escrever apenas textos brevíssimos (subscrições, contas, séries alfabéticas, etc); não lêem ou fazem-no apenas quando obrigados e geralmente sem compreender o que lêem; o seu grau de instrução é elementar, mesmo bastante baixo.
6. os analfabetos
Não são tecnicamente capazes de ler nem de escrever, mesmo tendo por vezes recebido uma instrução rudimentar; a sua cultura é essencialmente oral e visual.