Unidade Curricular | Course Unit
Temas e Problemas da Cultura Espanhola |
Código da Unidade Curricular | Course ID
LAC2.97952 |
ECTS | Credits
6 |
Ciclo de Estudos | Level
1 |
Semestre | Semester
1 |
Docente(s) | Instructor(s)
Fátima Freitas Morna |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
Espanha, tema e problema: parâmetros para a reflexão. Hispania e Espanha no tempo e no espaço: do mosaico medieval ao império, da centralização às autonomias. As culturas peninsulares, as línguas, os imaginários. O passado próximo: guerra, pós-guerra, transição, democracia. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
Capacidade de leitura, relacionamento e organização da informação recolhida e de exposição escrita e oral a avaliar em, pelo menos, dois elementos: um teste escrito a realizar a 14 de Dezembro e um trabalho apresentado oralmente, cuja preparação deverá ser acompanhada individualmente). |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
ABELLÁN, José Luis, Historia del pensamiento español de Séneca a nuestros días. Madrid: Espasa, 1996; MACKAY, Angus, La España de la Edad Media desde la frontera hasta el imperio 1000-1500. Madrid: Cátedra, 2000; MATEUS, Maria Helena Mira (coord.), As línguas da Península Ibérica. Lisboa: Colibri, 2002; TUSELL, Javier (dir.), Historia de España. Madrid: Taurus, 1998. MAINER, José-Carlos, Años de vísperas. La vida de la cultura en España (1931-1939), Madrid: Espasa, 2006; MAINER, José-Carlos, De postguerra (1951-1990). Barcelona: Crítica, 1994; MOLINERO, Carme (ed.), La Transición, treinta años después. De la dictadura a la instauración y consolidación de la democracia. Barcelona: Península, 2006; PRESTON, Paul, Las tres Españas del 36. Barcelona: Debolsillo, 1999; PRESTON, Paul, La guerra civil española. Barcelona: Debolsillo, 2000; SANTOS JULIÁ (dir.), Memoria de la guerra y del franquismo. Madrid: F.P.I/Taurus, 2006. |