Sumários

Plano para a Fundação de um Teatro Nacional

7 Novembro 2025, 12:30 Marta Brites Rosa

Continuação da análise do Plano para a fundação de um teatro nacional, apresentado por Almeida Garrett em 1836: a Inspeção Geral dos Teatros e dos Espetáculo Nacionais, o Conservatório, o Teatro Nacional D. Maria II e o incentivo à dramaturgia nacional.

Análise do prólogo de Um auto de Gil Vicente, de Almeida Garrett: Um auto de Gil Vicente como o modelo a seguir para a nova dramaturgia portuguesa. A encenação de 1838 no Teatro da Rua dos Condes: receção da crítica.
Regulamentação sobre os teatros e concursos literários: a adaptação da legislação ao projeto de teatro e repertório nacional.
A abertura do Teatro Nacional D. Maria II: dificuldades na manutenção de um teatro nacional.


Teatro de revista

5 Novembro 2025, 12:30 Marta Brites Rosa

O nascimento do teatro de revista em Portugal: Sousa Bastos, as revistas do ano. A primeira revista: Lisboa 1850 (1851)

As revistas de teatro e a crítica política e social: a censura à revista.
A fórmula do teatro de revista: Tim tim por tim tim (1889)
Edward Schwalbach: a dinamização do teatro de revista, o teatro de revista como instrumento didático de críticas de costumes.
Francis e o início dos movimentos coreográficos.
A influência dos ballet russe no teatro de revista.

Aula dada por Paula Magalhães


Teatro Novo de Correia Garção - Decreto 1836

31 Outubro 2025, 12:30 Marta Brites Rosa

Análise da obra Teatro Novo de Correia Garção, tendo em conta a informação relevante sobre a prática teatral do séc. XVIII e os princípios da Arcádia Lusitana.

Quizz sobre o séc. XVIII
Início do estudo sobre o séc. XIX - início da análise do Decreto de 15 de novembro de 1836, sobre a fundação de um teatro nacional.


A atividade teatral na segunda metade do séc. XVIII (continuação)

29 Outubro 2025, 12:30 Marta Brites Rosa

Continuação da análise dos Estatutos da Sociedade para a Subsistência dos Teatros Públicos da Corte.

Interdições no teatro no tempo de D. Maria I: mulheres em palco (na corte), atores em palco (durante um breve período).
Análise de dois relatos sobre a atividade teatral: Arthur William Costigam (teatros públicos), William Wraxall (teatros e divertimentos régios). 
A escrita para teatro: "teatro de cordel", "ao gosto português", a Arcádia Lusitana.


A atividade teatral na segunda metade do séc. XVIII

24 Outubro 2025, 12:30 Marta Brites Rosa

A Real Ópera do Tejo como espelho do poder real.

Teatro da Rua dos Condes: a continuação do projeto operático de Alessando Paghetti
O Teatro do Bairro Alto: teatro português.
As condições profissionais dos atores portugueses: análise de dois contratos.
A influência das políticas do Marquês de Pombal na atividade teatral: a representação de Tartufo de Molière no Teatro do Bairro Alto em 1768 e a Sociedade de Subsistência dos Teatros Públicos da Corte (análise dos Estatutos da Sociedade)