Programa 2022/2023

A Unidade Curricular de História do Teatro em Portugal tem como objetivo apresentar aos alunos alguns dos autores, momentos e assuntos que constroem a especificidade do teatro português.

O principal objectivo desta UC é dar aos estudantes conhecimentos que lhes permitam conhecer a evolução do teatro em Portugal, tanto ao nível da produção literária, como espetacular, entendendo o teatro como uma atividade que extravasa o palco ou a folha impressa. Será importante também localizar o teatro na esfera social e cultural portuguesa, atendendo ao lugar que foi ocupando ao longo do tempo e à sua importância para o público português.

Para isso é importante identificar que fontes historiográficas, que disciplinas e que métodos de pesquisa podem contribuir para o estudo e conhecimento da atividade teatral.

Espera-se que no final do programa os alunos tenham adquirido as ferramentas, o interesse e a curiosidade que lhes permita continuar a fazer a História do Teatro em Portugal por eles mesmos.

 

 

Endereço de email 

martabritesrosa@campus.ul.pt

 

1. Unidade Curricular  | Course Unit 

História do Teatro em Portugal | Portuguese theatre history

 

2. Ciclo de Estudos | Degree 

1.º Ciclo | Undergraduate

 

3. ECTS 

6 ECTS

 

4. Semestre 

1.º Semestre 


 5. Docente(s)

Marta Brites Rosa (FLUL)

 

6. Língua de Ensino | Language of Instruction 

 Português| Portuguese

 

7. Programa 

 O programa decorrerá de forma cronológica, abarcando os seguintes assuntos:

· Fontes para a historiografia do teatro

· Primórdios do teatro português: jograis, momos e entremezes

· Gil Vicente

· Escola “vicentina”

· Sá de Miranda, Luís de Camões, António Ferreira, Jorge Ferreira de Vasconcelos

· Séc. XVII: locais de representação, influência espanhola, financiamento do teatro

· Séc. XVIII: espaços teatrais pré-terramoto e pós-terramoto, influência italiana e francesa, literatura de cordel.

· Atividade teatral no séc. XVIII: modos de funcionamento e produção de espetáculos, condições contratuais dos atores e outros membros da companhia, legislação relativa à atividade teatral

· Séc. XIX: Almeida Garrett: o teatro nacional, o Conservatório Nacional, incentivos à dramaturgia nacional; tipologia de espetáculos apresentados; espaços teatrais; autores nacionais.

· I República: correntes estéticas (simbolismo, futurismo, naturalismo); teatro de revista; teatro de amadores.

· Estado Novo: o teatro e a censura; teatro engajado; autores nacionais; teatro radiofónico.

· A atividade teatral pós-25 de Abril.


8. Avaliação

Pretende-se que os alunos adquiram a prática da investigação. Assim, os elementos de avaliação recairão sobre o conhecimento do teatro em Portugal (exercícios escritos na aula) e sobre um trabalho de pesquisa ou de leitura crítica da bibliografia apresentada.

A avaliação incide sobre: dois exercícios escritos na aula (30% + 30%), a apresentação oral de uma pesquisa/tema ou uma recensão de uma obra da bibliografia (30%), assiduidade e participação (10%).