Programa 2022/2023
A Unidade Curricular de História do Teatro em Portugal tem como objetivo apresentar aos alunos alguns dos autores, momentos e assuntos que constroem a especificidade do teatro português.
O principal objectivo desta UC é dar aos estudantes conhecimentos que lhes permitam conhecer a evolução do teatro em Portugal, tanto ao nível da produção literária, como espetacular, entendendo o teatro como uma atividade que extravasa o palco ou a folha impressa. Será importante também localizar o teatro na esfera social e cultural portuguesa, atendendo ao lugar que foi ocupando ao longo do tempo e à sua importância para o público português.
Para isso é importante identificar que fontes historiográficas, que disciplinas e que métodos de pesquisa podem contribuir para o estudo e conhecimento da atividade teatral.
Espera-se que no final do programa os alunos tenham adquirido as ferramentas, o interesse e a curiosidade que lhes permita continuar a fazer a História do Teatro em Portugal por eles mesmos.
Endereço de email
martabritesrosa@campus.ul.pt
1. Unidade Curricular | Course Unit
História do Teatro em Portugal | Portuguese theatre history
2. Ciclo de Estudos | Degree
1.º Ciclo | Undergraduate
3. ECTS
6 ECTS
4. Semestre
1.º Semestre
5. Docente(s)
Marta Brites Rosa (FLUL)
6. Língua de Ensino | Language of Instruction
Português| Portuguese
7. Programa
O programa decorrerá de forma cronológica, abarcando os seguintes assuntos:
· Fontes para a historiografia do teatro
· Primórdios do teatro português: jograis, momos e entremezes
· Gil Vicente
· Escola “vicentina”
· Sá de Miranda, Luís de Camões, António Ferreira, Jorge Ferreira de Vasconcelos
· Séc. XVII: locais de representação, influência espanhola, financiamento do teatro
· Séc. XVIII: espaços teatrais pré-terramoto e pós-terramoto, influência italiana e francesa, literatura de cordel.
· Atividade teatral no séc. XVIII: modos de funcionamento e produção de espetáculos, condições contratuais dos atores e outros membros da companhia, legislação relativa à atividade teatral
· Séc. XIX: Almeida Garrett: o teatro nacional, o Conservatório Nacional, incentivos à dramaturgia nacional; tipologia de espetáculos apresentados; espaços teatrais; autores nacionais.
· I República: correntes estéticas (simbolismo, futurismo, naturalismo); teatro de revista; teatro de amadores.
· Estado Novo: o teatro e a censura; teatro engajado; autores nacionais; teatro radiofónico.
· A atividade teatral pós-25 de Abril.
8. Avaliação
Pretende-se que os alunos adquiram a prática da investigação. Assim, os elementos de avaliação recairão sobre o conhecimento do teatro em Portugal (exercícios escritos na aula) e sobre um trabalho de pesquisa ou de leitura crítica da bibliografia apresentada.
A avaliação incide sobre: dois exercícios escritos na aula (30% + 30%), a apresentação oral de uma pesquisa/tema ou uma recensão de uma obra da bibliografia (30%), assiduidade e participação (10%).