Apresentaçao

21 Setembro 2015, 12:00 Adriana Veríssimo Serrão

TEMAS E TÉCNICAS DA FILOSOFIA / O ENSINO DA FILOSOFIA  -  2015-2016

Prof.ª Adriana Veríssimo Serrão

 O programa visa dois objectivos complementares: a) uma introdução à filosofia através da com­preensão dos seus problemas, métodos de pensamento e es­tilos de escrita; b) o co­nhe­ci­mento e a prática dos ins­trumentos e técnicas de investigação conducentes à elaboração de trabalhos cien­tíficos.

I. A filosofia e as filosofias. 1. Perenidade ou historicidade da filosofia. Os temas explícitos e a pro­­­blematicidade intrín­seca. 2. A filosofia e a diversidade das filosofias. Linearidade ou des­con­ti­nui­dade na sucessão das doutrinas. 3. O estilo de um filósofo: a maneira de pen­sar e a lin­guagem. Conceitos e metáforas. 4. Expressões literárias do filosofar: o ensaio, o sistema, o aforismo.

II. Compreender um texto filosófico. 1. A leitura como experiência e como exercício. 2. Ler no original ou em tradução. O acto de traduzir como via de acesso às ideias do au­tor. 3. A ex­plicação na imanência do texto. A apreensão directa dos conceitos; a identificação e ar­ti­cu­la­ção das teses. 4. O comentário como restituição de sentido. 5. A interpretação como integração e explicitação. 6. Níveis de contextualização de um tex­to: a tra­dição, a época, a obra do autor, o horizonte pro­blemático.

III. Metodologias do trabalho em filosofia. 1. A investigação e os instrumentos de pesquisa. As obras instrumentais e a literatura se­cundária. 2. O estudo dirigido. As fichas, as notas, o glos­sário. 3. A concepção de um trabalho. a) Introdução: problematização e delimitação da te­má­tica. b) Es­tru­­tura: progressividade e completude. c) Conclusão: a síntese reflexiva. 4. A redacção e as exi­gên­cias da escrita. 5. Funções e critérios da citação. 6. Funções e critérios da bibliografia. 7. A re­visão do texto. 8. Es­cre­ver filosofia em português.

 As aulas serão de carácter teórico-prático.

A vertente teórica incide na leitura, comentário e interpretação de textos seleccionados sobre a essência da filosofia e introduz noções de teoria do texto, teoria da interpretação e hermenêutica filosófica. A vertente prática consiste na realização de múltiplos exercícios de carácter metodológico: a) a nível do texto: análise conceptual e análise estrutural; b) a nível do ensaio: definição do tema, elaboração do projecto e da estrutura, organização da bibliografia.

A classificação final é a média ponderada das classificações obtidas nos seguintes elementos obrigatórios: 1) Realização de diversos exercícios escritos práticos, incluindo a apresentação oral de um texto e de um projecto de trabalho. 2) Um trabalho escrito individual (7p.), previamente orientado, sobre um dos tópicos do programa.

Na classificação final, serão tidos em conta o acompanhamento da matéria e a participação activa nas aulas.

 Bibliografia essencial:

Os textos de trabalho serão seleccionados das seguintes Antologias disponíveis em língua portuguesa:

Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, coord. M. José Vaz Pinto e M. Luísa Ribeiro Ferreira, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.

Ensinar e Aprender Filosofia num mundo em Rede, coord. M. Luísa Ribeiro Ferreira, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.

 

A bibliografia de apoio consta de diversas obras introdutórias relativas à metodologia do trabalho científicos, entre as quais:

Júlio Fragata, Noções de Metodologia para a Elaboração de um Trabalho Científico, Porto, Livraria Tavares Martins, 1973

José H. Silveira de Brito, Introdução à Metodologia do Trabalho Cien­tí­fico, Braga, Uni­versidade Católica de Braga, 2001.

Umberto Eco, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, Lisboa, Editorial Presença, 1980.

 

 

Aula

Calendário e Momentos da avaliação

21 de Setembro

 

28 de Setembro

 

5 de Outubro

Exercício: Explicação e comentário de texto

12  de Outubro

 

19 de Outubro

 

26  de Outubro

Exercício: Estudo de conceitos e pesquisa de obras ins­­tru­­men­tais

2 de Novembro

Apresentação de um texto

9 de Novembro

Apresentação de um texto

16 de Novembro

Exercício: Análise de textos e critérios de citação

23  de Novembro

Apresentação de um texto

30  de Novembro

Apresentação de projectos de trabalho

7 de Dezembro 

Apresentação de projectos de trabalho

14 de Dezembro 

Apresentação de projectos de trabalho

 

 

Férias de Natal

 

11 de Janeiro

Entrega do trabalho final

Todos os exercícios realizados serão reu­­nidos num dos­sier, a que cada aluno po­de­rá juntar ou­tros, de livre ini­cia­tiva.

Data a combinar

Avaliação individual do tra­ba­lho na cadeira/ lan­ça­men­to das notas