Sumários

Começando pelo princípio: a questão antiga dos princípios

24 Setembro 2019, 12:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº2 - 24/ 09/ 19 – Sumário:

Começando pelo princípio: a questão antiga dos princípios, sua evolução e bifurcação (ser e saber).

Exercícios de apresentação oral:

(TP1) Juliana Mota, “Incerteza e tecnocracia”; Helena Craveiro, “Onde está o filósofo?”



Apresentação

17 Setembro 2019, 16:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº1 (17/ 09/ 19)

Apresentação.

A filosofia e as suas questões: um roteiro.

O programa: os conteúdos programáticos; os textos de uso lectivo (Sítio electrónico de apoio aos estudantes: www.mlx.webnode.com); a composição das aulas; a avaliação.

Avaliação

A classificação final é a média das classificações obtidas nos dois seguintes elementos obrigatórios:

1) Um exercício de apresentação oral de um tópico do programa, ilustrado por textos de uso lectivo, a realizar durante o período lectivo. Os textos são escolhidos da colecção disponível de textos de uso lectivo.

2) Uma bibliografia sobre um tópico do programa, construída a partir das bases digitais da Biblioteca da FLUL (com formação certificada), incluindo a leitura comentada de um elemento bibliográfico (3p.) –, a ser entregue até à última aula.

Critérios de avaliação: clareza, organização e correcção da expressão oral e escrita, com espírito crítico.

Estes 2 elementos de avaliação podem ser substituídos por um teste escrito a realizar na última aula.


 


Apresentação

17 Setembro 2019, 12:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Aula nº1 (17/ 09/ 19)

Apresentação.

A filosofia e as suas questões: um roteiro.

O programa: os conteúdos programáticos; os textos de uso lectivo (Sítio electrónico de apoio aos estudantes: www.mlx.webnode.com); a composição das aulas; a avaliação.

Avaliação

A classificação final é a média das classificações obtidas nos dois seguintes elementos obrigatórios:

1) Um exercício de apresentação oral de um tópico do programa, ilustrado por textos de uso lectivo, a realizar durante o período lectivo. Os textos são escolhidos da colecção disponível de textos de uso lectivo.

2) Uma bibliografia sobre um tópico do programa, construída a partir das bases digitais da Biblioteca da FLUL (com formação certificada), incluindo a leitura comentada de um elemento bibliográfico (3p.) –, a ser entregue até à última aula.

Critérios de avaliação: clareza, organização e correcção da expressão oral e escrita, com espírito crítico.

Estes 2 elementos de avaliação podem ser substituídos por um teste escrito a realizar na última aula.