EXEMPLIFICAÇÃO a partir de dois textos “Nietzsche – O filósofo como educador” (1873-1876), “Ludwig Feuerbach – O ensino da filosofia como prática dialógica”
7 Novembro 2016, 11:00 • Adriana Veríssimo Serrão
EXEMPLIFICAÇÃO a partir de dois textos:
Textos de trabalho: “Nietzsche – O filósofo como educador” (1873-1876), op. cit., pp. 178-187.
“Ludwig Feuerbach – O ensino da filosofia como prática dialógica” (1839), op. cit., pp. 174-177.
Comparação:
A. Semelhanças
B. Diferenças
Conceitos: ?????????????????
Teses:
O jovem aspira à liberdade.
Este caminho não está pronto: “No mundo existe apenas um caminho que só tu poderás percorrer.”
E não tem uma meta pré-determinada.
Liberdade é “encontrar-se a si mesmo” (conhecer-se a si mesmo).
A via não é a introversão até ao “poço do seu ser”.
É voltar-se para a sua vida anterior e perguntar: “Que amaste tu verdadeiramente até agora?”
Identificar e comparar os objectos que atraíram a alma.
Captar nessa série “a lei fundamental do teu verdadeiro Eu.”
“a tua verdadeira essência não está escondida […] em ti, está colocada infinitamente acima de ti”.
O educador é aquele que liberta o educando.
Teses centrais:
Liberdade é encontrar-se a si mesmo, através da extirpação de falsos valores.
Os verdadeiros educadores (formadores) contribuem para esta libertação. São reveladores de um caminho.
Encontramo-nos a nós próprios mediante o exemplo e a recordação dos nossos mestres.
Questão: Quem foram os educadores de Nietzsche?
Schopenhauer: através da leitura das obras, interrog.. apresentando outra realidade, “despertando de um sono dogmático”, mostra “o que ele pode vir a ser”, para além das modas do tempo, da opinião,
reformular a nossa mundividência
“ver sem ser com os meus olhos”
Experiência que transforma …
Uma experiência estética que não conseguimos explicar…
Devir, futuro.
Feuerbach
Conceitos: ?????????????????
Teses:
Ensinar é apelar a uma faculdade activa (do aluno, do leitor, do ouvinte).
Esta faculdade pressupõe a razão, uma “medida comum”.
Ensinar é demonstrar, e demonstrar é exprimir um pensamento através da linguagem.
A linguagem é o meio pelo qual o meu pensar se converte em pensar do outro, ou “uma mediação do Eu e do Tu”.
“O impulso para a comunicação é um impulso originário”.
Teses centrais:
Uma concepção intersubjectiva (ou dialógica) da verdade: “Pensamento verdadeiro é aquele no qual Eu e Tu se unem”.
A estreita correlação entre pensamento e linguagem: as formas da razão são formas de expressão.
Apresentação dos textos de Santo Agostinho e de Espinosa.