TEMAS E TÉCNICAS DA FILOSOFIA / O ESTUDO DA FILOSOFIA

19 Setembro 2016, 11:00 Adriana Veríssimo Serrão

TEMAS E TÉCNICAS DA FILOSOFIA / O ESTUDO DA FILOSOFIA

ADRIANA VERÍSSIMO SERRÃO

adrianaserrao@fl.ul.pt

adrianaserrao@letras.ulisboa.pt

 

A unidade curricular de TEMAS E TÉCNICAS DA FILOSOFIA, obrigatória para alunos do 1.º ano, visa dois objectivos complementares: 1) constituir uma introdução à filosofia através da com­preensão dos seus problemas, métodos de pensamento e estilos de escrita; 2) fornecer o co­nhe­ci­mento e a prática dos ins­trumentos e técnicas de investigação conducentes à elaboração de trabalhos cien­tíficos.

Confrontados com o amplo campo temático da filosofia e com a pluralidade de respostas possíveis a um mesmo problema, os alunos poderão ampliar o seu campo de conhecimentos, bem como desenvolver o espírito crítico e a capacidade argumentativa. Especial atenção será dada ao exercício de leitura aprofundada, incentivando a análise de textos e o rigor da expressão escrita e oral.

Procura-se ainda que cada aluno saiba percorrer as diversas fases da investigação e esteja apto a elaborar, no final do semestre, um ensaio filosófico com requisitos técnicos e científicos.

 

 

Conteúdos programáticos

I. A filosofia e as filosofias. 1. Perenidade ou historicidade da filosofia. 2. A filosofia e a diversidade das filosofias. 3. O estilo de um filósofo: a especificidade do modo de pensamento e da linguagem. 4. Expressões do filosofar: o ensaio, o sistema, o aforismo.

II. Compreender um texto filosófico. 1. A leitura como experiência e como exercício. 2. O acto de traduzir como via de acesso às ideias do autor. 3. A explicação na imanência do texto. 4. O comentário como restituição de sentido. 5. A interpretação como integração e explicitação. 6. Níveis de contextualização de um texto.

III. Metodologia do trabalho em filosofia. 1. A investigação e os instrumentos de pesquisa. 2. O estudo dirigido. 3. A concepção de um trabalho. 4. A redacção e as exigências da escrita. 5. Funções e critérios da citação. 6. Funções e critérios da bibliografia. 7. Escrever filosofia em português.

 

No ponto I. A filosofia e as filosofias são tratadas questões relativas: à essência da filosofia, tais como: a unidade e pluralidade dos problemas; o carácter perene ou histórico dos temas filosóficos; a singularidade de uma doutrina: modo pessoal de problematizar e estilo filosófico individual; a diversidade da linguagem e dos modos filosóficos de comunicação.

No ponto II. Compreender um texto filosófico são exemplificados procedimentos de análise textual e princípios hermenêuticos, tais como: métodos de leitura; exercícios de tradução; a distinção entre explicar, compreender e interpretar.

No ponto III. Metodologia do trabalho em filosofia são ensinadas técnicas de investigação ajustadas a um nível inicial e dirigidas para a elaboração de diversos tipos de trabalho académico: comentários, fichas de leitura e ensaios críticos. Particular atenção é dada à articulação entre pensamento e linguagem, fomentando o rigor da expressão em língua portuguesa.

 

Metodologias de ensino (avaliação incluída)

As aulas serão de carácter teórico-prático. A vertente teórica incide na leitura, comentário e interpretação de textos seleccionados sobre a essência da filosofia e noções de teoria do texto, teoria da interpretação e hermenêutica filosófica.

A vertente prática consiste na realização de múltiplos exercícios de carácter metodológico: a) a nível do texto: análise conceptual e análise estrutural; b) a nível do ensaio: definição do tema, elaboração do projecto e da estrutura, organização da bibliografia.

A classificação final é ponderada a partir das classificações obtidas nos elementos obrigatórios:

1) Realização dos exercícios práticos, incluindo a apresentação oral do projecto de trabalho final sobre textos de uso lectivo e um exercício de arguição de uma apresentação.

2) Um trabalho escrito individual (7pp.), previamente orientado, sobre o tema e os textos seleccionados.

 

Na classificação final serão tidos em conta o acompanhamento da matéria e a participação activa nas aulas.

 

Bibliografia essencial:

Os textos de trabalho serão seleccionados das seguintes Antologias disponíveis em língua portuguesa:

Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, coord. M. José Vaz Pinto e M. Luísa Ribeiro Ferreira, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.

Ensinar e Aprender Filosofia num mundo em Rede, coord. M. Luísa Ribeiro Ferreira, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.

 

A bibliografia de apoio consta de diversas obras introdutórias relativas à metodologia do trabalho científicos, entre as quais:

Júlio Fragata, Noções de Metodologia para a Elaboração de um Trabalho Científico, Porto, Livraria Tavares Martins, 1973

José H. Silveira de Brito, Introdução à Metodologia do Trabalho Cien­tí­fico, Braga, Uni­versidade Católica de Braga, 2001.

Umberto Eco, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, Lisboa, Editorial Presença.

 

 

19 SETEMBRO

 

26 SETEMBRO

 

3 OUTUBRO

 

10 OUTUBRO

 

17 OUTUBRO

Exercício: Explicação e comentário de texto

24 OUTUBRO

 

31 OUTUBRO

 

7 NOVEMBRO

 

14 NOVEMBRO

Exercício: Estudo de conceitos e pesquisa de obras ins­­tru­­men­tais

21 NOVEMBRO

 

28 NOVEMBRO

Apresentação de textos e do  projecto de trabalho

5 DEZEMBRO

Apresentação de textos e do  projecto de trabalho

12 DEZEMBRO

Apresentação de textos e do  projecto de trabalho

 

 

Férias de Natal

 

 

 

6 de JANEIRO

Entrega do trabalho final, juntamente com todos os exercícios realizados, incluindo outros, de livre ini­cia­tiva.

Data a combinar

Avaliação individual do tra­ba­lho na cadeira/ lan­ça­men­to das notas