Sumários
Aula nº1
14 Setembro 2022, 14:00 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Apresentação genérica do programa.
Sessão de boas-vindas aos alunos do 1º ano pelo Director da FLUL (Anf.I).
Avaliação
A avaliação contínua do aproveitamento nesta disciplina inclui as 2 componentes, oral e escrita, e obriga às 2 tarefas a seguir descritas, no âmbito de cada uma das 2 componentes.
A) Componente oral (50%)
A.1) Uma apresentação oral de 3 textos de uso lectivo, a realizar em aula (40%). Os textos são escolhidos a partir da colecção de textos de uso lectivo, disponível em: https://mlx.webnode.page/. A apresentação tem uma parte de exposição (15 minutos) e uma parte de debate (10 minutos), e é previamente agendada. Sugestão: propor uma imagem e justificá-la em articulação com o título da exposição.
A.2) A participação regular no curso, inclusivamente, na parte de debate das apresentações dos colegas (10%).
B) Componente escrita (50%)
B.1) Um projecto de trabalho filosófico sobre um dos tópicos ou subtópicos do programa desta disciplina (3p), a entregar até à penúltima aula (40%). Este projecto inclui: um título; um texto introdutório (1p); uma sinopse de tópicos, incluindo, cada um deles, uma breve explicitação do potencial desenvolvimento (1p); e uma bibliografia (1p), construída mediante pesquisa na Biblioteca da FLUL.
B.2) Um certificado de presença numa acção de formação de utilizadores da Biblioteca da FLUL (10%).
Na impossibilidade de realizar as tarefas da avaliação contínua, o estudante pode obter a classificação final do aproveitamento na disciplina, através de uma prova escrita sobre a matéria leccionada, a decorrer na última aula.
Aula nº1
14 Setembro 2022, 09:30 • Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier
Apresentação genérica do programa.
Pergunta-sondagem sobre os supostos do interesse pela filosofia: o que pensa que é a filosofia? Procure verbalizar.
Avaliação
A avaliação contínua do aproveitamento nesta disciplina inclui as 2 componentes, oral e escrita, e obriga às 2 tarefas a seguir descritas, no âmbito de cada uma das 2 componentes.
A) Componente oral (50%)
A.1) Uma apresentação oral de 3 textos de uso lectivo, a realizar em aula (40%). Os textos são escolhidos a partir da colecção de textos de uso lectivo, disponível em: https://mlx.webnode.page/. A apresentação tem uma parte de exposição (15 minutos) e uma parte de debate (10 minutos), e é previamente agendada. Sugestão: propor uma imagem e justificá-la em articulação com o título da exposição.
A.2) A participação regular no curso, inclusivamente, na parte de debate das apresentações dos colegas (10%).
B) Componente escrita (50%)
B.1) Um projecto de trabalho filosófico sobre um dos tópicos ou subtópicos do programa desta disciplina (3p), a entregar até à penúltima aula (40%). Este projecto inclui: um título; um texto introdutório (1p); uma sinopse de tópicos, incluindo, cada um deles, uma breve explicitação do potencial desenvolvimento (1p); e uma bibliografia (1p), construída mediante pesquisa na Biblioteca da FLUL.
B.2) Um certificado de presença numa acção de formação de utilizadores da Biblioteca da FLUL (10%).
Na impossibilidade de realizar as tarefas da avaliação contínua, o estudante pode obter a classificação final do aproveitamento na disciplina, através de uma prova escrita sobre a matéria leccionada, a decorrer na última aula.