Programa em Estudos de Teatro | FLUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | 2021/2022
1.Nome da unidade curricular
Teorias do Teatro e da Performance
2.Ciclo de estudos
3º
Língua de ensino | Language of instruction
Português (English, if necessary)
3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)
Rui Manuel Pina Coelho (3 horas/semana) – 12 ECTS
4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular
---
5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Saber identificar e perspectivar historicamente as diversas teorias de teatro e da performance, em diálogo com a história do teatro ao longo do século XX e XXI.
Relacionar os textos seleccionados para leitura e análise com a discussão teórica aplicada.
Contextualizar e relacionar os diferentes discursos críticos e teóricos seleccionados.
Aprofundar a crítica e a discussão sobre a teoria e a estética das artes performativas na contemporaneidade.
Produzir um texto ensaístico de cariz crítico sobre uma perspectiva teórica estudada, que siga os padrões da escrita académica.
5.Learning outcomes of the curricular unit
To identify in chronological sequence the key moments in the history of theatre and performance in the Western World.
To relate the selected essays for reading and discussing with the theoretical framework.
To contextualize and to relate the several selected critical and theoretical perspectives.
To deepen the discussion on the theory and aesthetics in contemporary performing arts.
To be able to produce a written critical essay on one of the studied subjects, according to the academic writing standards.
6.Conteúdos programáticos
I. Conceitos. 1. Apresentação, definição e contextualização histórica dos conceitos: “Estudos de Teatro”; “Estudos de Performance” e “História do Teatro”.
II. A viragem performativa e os estudos de Performance: 1. Conceitos e textos fundadores: Arnold Van Gennep (“The Territorial Passage”); Johan Huizinga (“Nature and Significance of Play as a Cultural Phenomenon”); Milton Singer (“Search for a great tradition in cultural performances”); Kenneth Burke (“Ritual drama as ‘hub’”); J. L. Austin (“Lecture in How to Do Things With Words”); Erving Goffman (“Introduction in The Presentation of Self in Everyday Life”); Bert O. States (“Performance as metaphor”); Grahame F. Thompson (“Approaches to ‘performance’: an analysis of terms”); Janelle Reinelt (“The Politics of Discourse: Performativity meets theatricality”); Jon McKenzie (“Virtual Reality: Performance, immersion and the thaw”); Jean-Francois Lyotard (“Le Dent et la Paume”); Peggy Phelan (“The Ontology of Performance: Representation without reproduction”). 2. Richard Schechner e os Estudos de Performance. Erika Fischer-Lichter e a estética do performativo.
6.Syllabus
I. Concepts. 1. Presentation, definition, and historical contextualization of the concepts: “Theatre Studies”; “Performance Studies” and “Theatre History”.
III. The performative turn and Performance Studies. Concepts and seminal texts: Arnold Van Gennep (“The Territorial Passage”); Johan Huizinga (“Nature and Significance of Play as a Cultural Phenomenon”); Milton Singer (“Search for a great tradition in cultural performances”); Kenneth Burke (“Ritual drama as ‘hub’”); J. L. Austin (“Lecture in How to Do Things With Words”); Erving Goffman (“Introduction in The Presentation of Self in Everyday Life”); Bert O. States (“Performance as metaphor”); Grahame F. Thompson (“Approaches to ‘performance’: an analysis of terms”); Janelle Reinelt (“The Politics of Discourse: Performativity meets theatricality”); Jon McKenzie (“Virtual Reality: Performance, immersion and the thaw”); Jean-Francois Lyotard (“Le Dent et la Paume”); Peggy Phelan (“The Ontology of Performance: Representation without reproduction”).
2. Richard Schechner and Performance Studies. Erika Fischer-Lichter and the aesthetics of the performative.
7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
O corpus de análise foi seleccionado de modo a estabelecer os fundamentos de algumas das principais teorias do teatro e da performance ao longo do século XX, apresentados de forma cronológica. O estudo aprofundado de cada um dos autores e dos seus contextos históricos e artísticos permitirá estabelecer as relações entre os diferentes discursos críticos e teóricos seleccionados. A redação de um ensaio crítico possibilitará um espaço de investigação e aprofundamento sobre a teoria e a estética das artes performativas na contemporaneidade.
7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives
The selected texts aim to establish the main frames for some of the most relevant theories of theatre and performance throughout the 20th century, distributed chronologically. The study of each author and text and its historical-artistic contexts will permit to establish the links between the several selected critical and theoretical perspectives. The writing of a critical essay on one of the studied subjects will constitute a space for research and to deepen the discussion on the theory and aesthetics in contemporary performing arts.
8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A metodologia de ensino nesta UC prevê uma articulação entre uma componente teórica leccionada em aulas expositivas dos conteúdos programáticos escolhidos, e uma componente aplicada, essencialmente constituída por aulas de debate e discussão dos textos estudados. A realização de um trabalho escrito ao longo do semestre permitirá uma melhor maturação dos conteúdos programáticos e a criação de uma rotina de trabalho assente na leitura, discussão, escrita, rescrita e avaliação. Avaliação contínua: assiduidade, participação activa nas aulas (leitura, reflexão e debate de textos fundamentais para a área disciplinar – 40%). Redacção de um ensaio crítico (máximo 10 páginas, TNR, 12 – 60 %) sobre um dos tópicos do programa. Sempre que o interesse e a pertinência o justifiquem, as aulas serão complementadas com idas pontuais a outros eventos relacionados com o presente programa (espectáculos, colóquios, palestras, encontros, etc.).
8.Teaching methodologies (including evaluation)
The teaching method articulates a theoretical component lectured in expositional lessons and an applied component, essentially constituted by debating and discussing sessions. The writing of an essay throughout the semester permits a better adjustment of an individual discourse to the full understanding of the contents discussed, as well as a bigger autonomy of the student and the creation of a work routine based on reading, discussing, writing, re-writing, and evaluating. Continuous assessment: assiduity, active participation in classes (reading, reflecting, and debating on fundamental texts for the UC - 40%). A written essay (max. 10 pp, TNR, 12) on a topic comprehended in the syllabus (60%). Every time interest and pertinence justify it, classes will be complemented with theatre performances, exhibitions, seminars, congresses, etc.
9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino deste programa de leccionação privilegiam a autonomia crítica do aluno. A alternância entre aulas de carácter expositivo com sessões de debate e discussão, permitirá uma melhor articulação entre os estudos das perspectivas teóricas seleccionados e uma autonomização crítica do aluno sobre a teoria e a estética das artes performativas na contemporaneidade. A exploração dos materiais seleccionados visa possibilitar a aplicação das questões teóricas e estéticas, contextualizando e relacionando os conteúdos. O discurso crítico produzido por cada aluno no ensaio escrito – individual, autónomo e autoral – poderá ser enriquecido com a discussão inter-pares e pela escrita monitorizada, propiciando o aprofundamento e a espessura das análises.
9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
The teaching methodologies on this curricular unit focus primarily on the student’s critical autonomy. The shift between the expositive/argumentative sessions and debate/discussion sessions will permit a better articulation between the study of the different theoretical perspectives and the student’s autonomation on the study of different theoretical perspectives in contemporary performing arts. The study of the selected materials aims to the focus on theoretical and aesthetical questions, contextualizing and relating the contents. The critical discourse that each student will produce on his/her critical essay – individual, autonomous, and authorial – can be enriched by peer-to-peer discussions and monitored writing, providing the context to a more profound analysis.
10.Bibliografia
AUSLANDER, Philip (Ed.). 2003. Performance: Critical Concepts in Literary and Cultural Studies. Vol. I-IV. New York & London: Routledge.
CARLSON, Marvin. 2004. Performance: A Critical Introduction. 2nd Edition. New York & London: Routledge.
CARLSON, Marvin. 1997. Teorias do Teatro - Estudo Histórico-crítico dos gregos à actualidade. São Paulo: UNESP.
FISCHER-LICHTE, Erika. 2019. Estética do Performativo. Trad. Manuela Gomes. Lisboa: Orfeu Negro [The Transformative Power of Performance. London and New York: Routledge. 2008].
---. 2014. The Routledge Introduction to Theatre and Performance Studies. Ed. Minou Arjomand & Ramona Mosse. New York & London: Routledge.
FORTIER, Mark. 2002. Theory/Theatre: An Introduction. New York & London: Routledge.
GOLDBERG, Roselee. 2007. A Arte da Performance: Do Futurismo ao Presente. Lisboa: Orfeu Negro (1988).
KRASNER, David. 2008. Theatre in Theory (1900-2000): An Anthology. Malden: Blackwell, 2008.
PHELAN, Peggy. 1993. Unmarked: The Politics of Performance. London and New York: Routledge.
REINELT, Janelle G. & ROACH, Joseph R. 2007. Critical Theory and Performance. Revised and Enlarged Edition. Ann Harbor: The University of Michigan Press.
SCHECHNER, Richard. 2003. Performance Theory. Routledge Classics. New York & London: Routledge (1977).
---. 2006. Performance Studies: An Introduction. 2nd Edition. New York & London: Routledge.