Sumários

As viagens portuguesas pela Ásia: Fernão Mendes Pinto

28 Março 2019, 10:00 Santiago Perez Isasi

Nesta sessão foram analisados excertos da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, com a intenção de analisar até que ponto esta obra, que se pode considerar canônica dentro da narrativa de viagens, integra elementos de ficção e não ficção / de literatura e de não literatura.


As viagens portuguesas pela Ásia: Camões

25 Março 2019, 10:00 Santiago Perez Isasi

Nesta sessão foram discutidas as representações das viagens portuguesas pela Ásia no seu encontro com outras culturas. Foram comparados os textos da crónica de Castanheda e d' Os Lusíadas, com o intuito de perceber até que ponto uma mesma matéria, próxima da narrativa de viagens no seu conteúdo, pode manifestar-se através de géneros textuais diversos.


As primeiras crónicas americanas + "También la lluvia"

21 Março 2019, 10:00 Santiago Perez Isasi

Nesta sessão foram comentadas algumas das primeiras crónicas da conquista do continente americano, nomeadamente a primeira carta de relação de Hernán Cortés e os 'Naufragios' de Alvar Núñez Cabeza de Vaca.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
Visionamento do filme "También la lluvia", com o intuito de aplicar as ferramentas e conceitos estudados até agora.


O encontro com o 'Outro' american (I)

18 Março 2019, 10:00 Santiago Perez Isasi

Nesta sessão foi apresentado o contexto histórico do encontro com o 'Outro' americano, com a chegada dos espanhóis e portugueses ao continente. Foram discutidos os mitos do 'bom selvagem' e do 'canibal', assim como as discusões sobre a "humanidade" dos nativos.

Foi analisado o texto da primeira carta de Cristóvão Colombo, e (brevemente) a carta de Pero Vaz de Caminha sobre a descoberta do Brasil.


O 'Orientalismo' e a visão do Outro

14 Março 2019, 10:00 Santiago Perez Isasi

Nesta sessão foram apresentados e discutidos os conceitos de 'Orientalismo" de Edward Said, na sua consideração da criação de uma tradição discursiva sobre o Oriente. Foi discutida a aplicação deste conceito a outras áreas geográficas e cronologias, para além de aquelas originariamente indicadas por Said. Foi também introduzido o conceito de "feminização do Oriente".