Sumários

O encontro com o Outro: América

14 Março 2018, 14:00 Santiago Perez Isasi

Nesta sessão foi apresentado o primeiro "estudo de caso" de aplicação das teorias de Said e do Orientalismo: a chegada dos europeus (espanhóis e portugueses) a América. Foram analisadas as cartas de Cristóvão Colombo anunciando a descoberta das Antilhas, e de Pero Vaz de Caminha anunciando a descoberta do Brasil. Foram também introduzidos os mitos do "bom selvagem" e do "canibal", que articulam a compreensão do outro americano na chegada dos europeus à América.


Colóquio "Os Estudos Ibéricos desde a periferia"

9 Março 2018, 14:00 Santiago Perez Isasi

A aula habitual foi substituída pela assistência ao colóquio "Os estudos ibéricos desde a periferia", organizada pelo Centro de Estudos Comparatistas, e no qual houve apresentações que lidaram muito diretamente com a questão do "Outro" e da viagem na Península Ibérica.


O conceito de Orientalismo

7 Março 2018, 14:00 Santiago Perez Isasi

Esta aula esteve dedicada ao conceito do Orientalismo de Edward Said: a forma como a Europa (o Ocidente) conceptualizou o Oriente, a partir de um discurso académico e científico, projectando uma série de representações exotizantes e ligado a um controlo material (colonial) das áreas estudadas. Foi introduzido também o conceito de "feminização do Oriente", fundamental na análise de certas expressões literárias e culturais.


Uma história dos mapas

2 Março 2018, 14:00 Santiago Perez Isasi

Sessão dedicada a repassar a história dos mapas, desde a Antiguidade até aos nossos dias, com dois objectivos: observar como a história dos mapas está proximamente ligada à história da viagem e do conhecimento do "Outro"; e perceber que também os mapas são uma forma de controlo da informação, de "saber-poder", uma ferramenta ideológica, e não só uma forma aséptica e objectiva de representar a realidade.


Exposição "Cruzeiro Trasatlántico"

28 Fevereiro 2018, 14:00 Santiago Perez Isasi

A aula habitual foi substituída pela assistência à inauguração da exposição "Cruzeiro Universitário Trasatlántico do ano 1934"