Sumários

A Viragem do Século

30 Outubro 2018, 12:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Análise de alguns poemas que caracterizam bem as preocupações desta época eclética: "Vereinsamt"(1888) de Nietzsche; "komm in den totgesagten park" (1887) de Stefan George; "Ballade des äußeren Lebens" (1895) de Hofmannsthal.

Leitura comentada de "Poesie und Leben" (1896) e de "Carta a Lord Chandos" de Hugo von Hofmannsthal - a expressão da crise cultural e de valores que atravessa a sociedade desta época.



A Viragem do Século

26 Outubro 2018, 12:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Continuação do estudo desta época com a leitura comentada de textos então produzidos de diferentes proveniências:

1. Franz Mehring - "Arte e proletariado" (1896). Reportando as discussões havidas no Congresso do SPD em Gotha, o historiador marxista Mehring aborda a questão da arte moderna e a falta de interesse que ela desperta no proletariado;  
2. Guilherme II - "A arte autêntica" (1901). Excertos do discurso proferido aquando da cerimónia de conclusão das obras na Siegesallee em Berlim e jocosamente intitulada pelos habitantes da cidade de "Puppenallee";
3. Georg Simmel - "As grandes cidade e a vida intelectual" (1903). O sociólogo caracteriza a vida na grande cidade e o modo como ela intensifica a "actividade dos nervos".


A Viragem do Século

23 Outubro 2018, 12:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Continuação do estudo desta época marcada por uma notória regressão ideológica e uma grande inovação literária. Breve caracterização das principais tendências artísticas neste período tão eclético: o Simbolismo e o Esteticismo; o Impressionismo; o Jugendstil; as tendências neo-românticas e neo-clássicas; a influência das artes plásticas na literatura.

Hermann Bahr e "A superação do naturalismo" através da "mística dos nervos".


A Viragem do Século

19 Outubro 2018, 12:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

As principais características da sociedade guilhermina na Viragem do Século nos planos social, económico, político e cultural. A importância de Schopenhauer, Freud, Wagner e Nietzsche para o pensamento desta época.


G. Hauptmann: Bahnwärter Thiel

16 Outubro 2018, 12:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Análise cuidada da 2.ª e 3.ª partes do texto - a mudança de perspectiva; a descrição minusiosa dos comportamentos; a função psicológica do 'milieu'; a relação do protagonista com a natureza; a questão da culpa; a importância simbólica do comboio e da garrafa para a caracterização do protagonista; o simbolismo do espaço da floresta e o significado da 'teia de aranha'e da 'rede de ferro'; a loucura final e as razões que a explicam.