Sumários
Práticas de leitura e discussão: 'Cognitive capitalism' e Economia do conhecimento
25 Fevereiro 2019, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Apresentação e discussão do baralho individual de Cyntia Santos. Discussão colectiva sobre as leituras efectuadas a partir de textos de Alex Sayf Cummings, Tom Holert e Janna Graham, Valeria Graziano & Susan Kelly) através do recurso a palavras-chave e sua organização (visual) no quadro.
Práticas de apresentação individual e crítica colectiva
18 Fevereiro 2019, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Apresentação e discussão dos baralhos individuais de Consuelo Toral e Cintya Floriani. Discussão colectiva em torno do dispositivo de construção de baralhos e sua relação com as investigações em curso.
Práticas de leitura, discussão e apresentação: Política, Educação e Investigação
11 Fevereiro 2019, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Apresentação e discussão do baralho individual de Luana Proença. Análise do vídeo de Irit Rogoff "Becoming research: the way we work now" (2017) através da organização em grupos de leitura e discussão colectiva.
Práticas de leitura, conversação e composição: Performance e Performatividade
4 Fevereiro 2019, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Conversa em torno dos conceitos de performance e performatividade a partir da leitura de textos de Judith Butler, Malik Gaines, Emily Roysdon e Shannon Jackson. Construção de um baralho (paralelo) de cartas sobre as implicações práticas, associações e cumplicidades teóricas, ligações às pesquisas individuais, contextos de utilização, etc. dos conceitos discutidos. Exercício de composição e recomposição das cartas no espaço e discussão em torno das suas possibilidades de perspectivação.
Introdução à Prática como Investigação
28 Janeiro 2019, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Exercício de apresentação individual através dos objectos que cada estudante transporta no seu quotidiano escolar. Noções gerais sobre a Prática como Investigação (conceitos, terminologia, problemas) e regras de funcionamento do seminário (condições, expectativas, avaliação contínua). Introdução aos princípios e regras de composição de um baralho individual (associado às motivações de pesquisa de cada um).