Sumários

Práticas de pesquisa individual (aula não presencial)

23 Março 2020, 10:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Continuação dos trabalhos indicados na aula anterior. Calendarização das apresentações individuais do exercício da "Petite Forme". Nova indicação de leitura: 

- Ingold, T. (2016). From science to art and back again: The pendulum of an anthropologist.  ANUAC. VOL. 5, N° 1, GIUGNO 2016: 5-23


Práticas de pesquisa individual (aula não presencial)

16 Março 2020, 10:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Foram dadas indicações (via e-mail) de pesquisa individual para as próximas semanas. A saber:

- Leitura de textos de Rebecca Schneider, Judith Butler e S. Bala;
- Visualização de um vídeo (enviado directamente às alunas) de Astra Taylor: "Examined Life";
- Proposta de trabalho individual a partir do projecto de investigação de cada uma: "Petite Forme". 


Práticas de apresentação e discussão: investigação e interdisciplinaridade

9 Março 2020, 10:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Apresentação do projecto de investigação de Eliane Ramin e discussão em torno da problemática abordada, práticas de pesquisa e desafios interdisciplinares. Introdução ao exercício da "Petite forme".


Práticas de leitura, escuta e visualização: condições de acesso e de coabitação

2 Março 2020, 10:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Continuação da discussão em torno das noções de performance e performatividade a partir da leitura de textos de Janet Jackson, André Lepecki e Josette Féral Roysdon e da visualização do vídeo "Examined life", de Astra Taylor. Conversa em torno das condições de acesso (espaço, conhecimento, discurso) e de coabitação (interdependências sociais e afectivas).


Práticas de leitura e conversação: noções de performance e performatividade

17 Fevereiro 2020, 10:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Conversa em torno das noções de performance e performatividade a partir da leitura de textos de Judith Butler, Malik Gaines, Emily Roysdon e Baz Kershaw. Introdução de um exercício de selecção e re-visitação de conceitos e/ou frases retiradas dos textos consultados.