Sumários
Práticas de apresentação e conversação
1 Março 2021, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Apresentação de novos alunos. Esclarecimento de dúvidas sobre o exercício de leitura comentada em curso. Conversa em torno dos vídeos de Tim Ingold ( Art-Research-Knowledge, (Un)safe Conversations, CET, 2020) e de Irit Rogoff ( Becoming Research: The way we work now, Centre Pompidou, 2017) visualizados anteriormente. Discussão sobre os desafios inerentes ao desenvolvimento da investigação artística na Universidade de Lisboa.
Práticas de re-apresentação, leitura e conversação
22 Fevereiro 2021, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Exercício de re-apresentação através de imagens pessoais: processos de alteridade no discurso, relação com os livros e com a materialidade da leitura, planos de referência na imagem de si em situação. Discussão sobre as principais problemáticas e desafios inerentes à investigação artística na academia: relação com os protocolos metodológicos e procedimentais, características singulares da pesquisa em artes, relação de dissidência com a economia do conhecimento.
Interrupção de carnaval
15 Fevereiro 2021, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Interrupção de carnaval, conforme o calendário escolar da FLUL.
Práticas de conversação e escuta
8 Fevereiro 2021, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Conversa em torno do exercício de leitura comentada iniciado a semana passada: formatos de visualização, materialidade dos recursos, afectividades inerentes à leitura e marginalia. Lançamento de uma colecção de imagens de acumulação literária com vista a um exercício de re-apresentação individual. Escuta de um podcast de Fred Moten On figuring it out (2019).
Práticas de visualização e leitura
1 Fevereiro 2021, 10:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Conversa em torno dos textos enviados para leitura prévia (Sam Anderson, Mark O'Connell), do projecto Notes e da conferência-performance How heavy are my thoughts, de Ivana Muller. Introdução a um exercício colectivo de leitura comentada (através da marginalia).