Disciplina Curricular
Literatura Portuguesa Contemporânea LPCont
Licenciatura Bolonha em Arqueologia - 1_L_ARQ
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No plano curricular, o conceito histórico-literário de “literatura portuguesa contemporânea” abrange um arco de tempo que considera os momentos, autores e problemas mais significativos da produção literária portuguesa posterior aos dois momentos modernistas, com expansões até à actualidade. Não pretendendo oferecer um panorama exaustivo de um período tão alargado e necessariamente heterogéneo da literatura portuguesa nos seus vários géneros discursivos e textuais, a UC tem como principais finalidades: i) promover o conhecimento aprofundado de um leque criterioso de escritores e obras maiores, com o intuito de evidenciar temas, tópicos e questões nucleares, tanto a nível estritamente nacional, quanto no contexto mais alargado do cânone ocidental; ii) suscitar nos alunos o desenvolvimento de competências interpretativas e problematizantes a partir da leitura e do comentário continuados de textos específicos.
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.