Disciplina Curricular
Imaginário Medieval IMedi
Licenciatura Bolonha em Arqueologia - 1_L_ARQ
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Terra plana. Roda da fortuna. Sacerdotes, guerreiros e camponeses. Castelos orgulhosos e igrejas buscando o céu; as pedras em perpétua ascensão. Maravilhas, milagres e danações. Livros de horas e bestiários. Bosques sagrados, ilhas maravilhosas e desertos oníricos. As três partes do Além: Paraíso, Purgatório e Inferno. Arturius Rex e a Távola Redonda; José de Arimateia e o Graal. Animais sublimes e bestas terríficas, ou um mundo primordial, habitado por dragões, grifos, melusinas, sereias, lobisomens e unicórnios. Tristão e Isolda, um caso de amor cortês. Uma miríade de santos para guiar uma humanidade de pecadores. A morte, essa grande ceifeira. E, sempre, o ungido, Cristo ele mesmo - num eterno sofrimento que foi sempre um eterno religar. Ou dizer, como dizia Le Goff: «estudar o imaginário de uma sociedade é ir ao fundo da sua consciência e da sua evolução histórica. É ir à origem e à natureza profunda do homem.»
Programa
Os conteúdos programáticos são estabelecidos anualmente pelos docentes. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.
Métodos de ensino e avaliação
Quer na avaliação contínua, quer na avaliação final alternativa, as matérias de avaliação obrigatórias são as efetivamente lecionadas e as que resultarem da aprendizagem individual. O número, a categoria e o valor relativo percentual dos elementos de avaliação a realizar são definidos pelo docente, considerando a especificidade da área científica e do ciclo de estudos. Podem ser consultados nos Programas de cada turma, disponíveis no FENIX.