(Aula de substituição) Querela das imagens e pós-iconoclastia

25 Março 2022, 09:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

A Querela das Imagens em Bizância (séc. VIII e IX): iconoclastia e iconofilia. Contextualização histórica, política e religiosa do advento das ideias iconoclastas e seus antecedentes. Os iconófilos e a apologia da imagem: o ícone como portador de simbolismos religiosos, como educador da comunidade e como expressão de cariz divino. Os exemplos de imagens aceites pelos iconoclastas – cruzes e motivos geométricos ou florais estilizados. A revogação das ideias iconoclastas e a proliferação da arte figurativa no Império Bizantino. Os mosaicos pós-iconoclásticos da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla, no Mosteiro de Dafne, no Mosteiro Novo de Chios, na Igreja de Santo David em Tessalónica e, exteriormente ao Império Bizantino, na Igreja de Santa Maria Assunta em Torsello e na Basílica de São Marcos em Veneza. As características diferenciadores dos mosaicos bizantinos da Segunda Idade de Ouro da arte bizantina e o renascimento de características estéticas tardo-clássicas e paleocristãs. A pintura mural como substituto barato, fácil e rápido dos painéis de mosaico religioso e as novas possibilidades estéticas aplicadas: Igreja de São Salvador em Chora (Constantinopla), e as igrejas da Capadócia. As miniaturas, iluminuras e ícones bizantinos e a sua expressão no mundo cristão ocidental e oriental. A escultura de baixo-relevo nos elementos decorativos arquitectónicos e, sobretudo, na arte do marfim. A arte do esmalte cloisonné, um desenvolvimento bizantino único.