Sumários

Interrupção lectiva da Páscoa

29 Março 2021, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Interrupção lectiva da Páscoa.


I. O ROCOCÓ 1.3. A arquitectura 1.3.1. Caracterização genérica 1.3.2. Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

24 Março 2021, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

II. O ROCOCÓ

1.3. A arquitectura

1.3.1. Caracterização genérica

1.3.2. Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

 

BIBLIOGRAFIA

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

GRISERI, Andreina, Ambienti del Settecento, Novara, Istituto Geografico De Agostini, 1984

MAZZARIOL, Giuseppe, Venetian Palazzi, Colónia, Benedikt Taschen, 1998

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999

PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966

SCOTT, Katie, The Rococo Interior, New Haven-Londres, Yale University Press, 1995

SUMMERSON, John, The Architecture of the Eighteenth Century, Londres, Thames & Hudson, 1994

TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó, Berlin, Feieraben Verlag, 2003


II. O ROCOCÓ 1.1. O conceito de rococó: fortuna crítica 1.2. Rococó: uma arte de corte. Indicações para a construção dos powerpoints para as apresentações orais

22 Março 2021, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

II. O ROCOCÓ

1.1. O conceito de rococó: fortuna crítica

1.2. Rococó: uma arte de corte

Indicações para a construção dos powerpoints para as apresentações orais

 

BIBLIOGRAFIA

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999

PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966


I. O ROCOCÓ 1.1. O conceito de rococó: fortuna crítica 1.2. Rococó: uma arte de corte. Indicações para a construção dos powerpoints para as apresentações orais

22 Março 2021, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

II. O ROCOCÓ

1.1. O conceito de rococó: fortuna crítica

1.2. Rococó: uma arte de corte

Indicações para a construção dos powerpoints para as apresentações orais

 

BIBLIOGRAFIA

BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)

MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999

PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966


1.5. A pintura 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras – continuação (Rembrandt)

17 Março 2021, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

1.5. A pintura

1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras – continuação (Rembrandt)

 

BIBLIOGRAFIA

AAVV, A Corpus of Rembrandt Paintings, Stichting Foundation-Rembrandt Research Project, 1982-2014 (6 vols.)

ACKLEY, Clifford, Rembrandt’s, Journey, Boston, Museum of Fine Arts, 2004

CABANNE, Pierre, Rembrandt, Lisboa, Verbo, 1993

CHAPMAN, H. Perry, Rembrandt’s Self-Portraits. A Study in Seventeenth Century Identity, Princeton, Princeton University Press, 1990

CLARK, Kenneth, Civilisation: a personal view, Nova Iorque, Harper & Row, 1969

CLARK, Kenneth, An Introduction to Rembrandt, Londres, John Murray/Readers Union, 1978

DURHAM, John I., Biblical Rembrandt: Human painter in a Landscape of Faith, Macon, Mercer University Press, 2004

SCHWARTZ, Gary (ed.), The Complete Etchings of Rembrandt Reproduced in Original Size, Nova Iorque, Dover, 1988

TUMPEL, Christian (ed.), Rembrandt. Images and Metaphors, Londres, Haus Books, 2006

VAN DE WETERING, Ernst, The Painter at Work, Berkeley-Los Angeles, University of California Press, 2004

WHITE, Christopher, BUVELOT, Quentin (eds.), Rembrandt by Himself, Londres, National Gallery, [1999]