Sumários
3. A escultura: caracterização genérica 3.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
3 Março 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. A escultura: caracterização genérica
3.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, A. Ayres, D. João V e a Arte do Seu Tempo, Lisboa, Edição do Autor, 1960-1962
MACEDO, Diogo de, A Escultura Portuguesa nos Séculos XVII e XVIII, Lisboa, Edição da Revista Ocidente, 1945
QUADROS, Sandra da Costa Saldanha e, Alessandro Giusti (1715-1799) e a aula de escultura de Mafra, (dissertação de Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Coimbra, [s.n.], 2012 (texto policopiado)
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003
VALE, Teresa Leonor M., A Escultura Italiana de Mafra, Lisboa, Livros Horizonte, 2002
VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos XVII e XVIII em Colecções Públicas e Particulares, Lisboa, Livros Horizonte, 2005
VALE, Teresa Leonor M., “As Estátuas de Santo Antão do Tojal. Contributo para um panorama da importação de escultura barroca genovesa para Portugal”, in Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 5 (2006)
VALE, Teresa Leonor M., Um Português em Roma, Um Italiano em Lisboa. Os Escultores Setecentistas José de Almeida e João António Bellini de Pádua, Lisboa, Livros Horizonte, 2008
VALE, Teresa Leonor M., “Uno scultore portoghese a Roma: José de Almeida (1708-1770) e l’Accademia del Portogallo nella prima metà del Settecento”, in Studiolo. Revue d’Histoire de l’Art de l’Académie de France à Rome, Nº 13, 2016, pp. 59-67
VALE, Teresa Leonor M. “Sete estátuas e um relevo: as obras de Carlo Monaldi na Basílica de Nossa Senhora e Santo António de Mafra”, in Monumentos, Nº 35, 2017, pp. 6-15.
VALE, Teresa Leonor M., (coord.), A Capela de S. João Baptista da Igreja de S. Roque. A encomenda, a obra, as colecções, Lisboa, INCM-SCML, 2015
3. A escultura: caracterização genérica 3.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
2 Março 2021, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. A escultura: caracterização genérica
3.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
BIBLIOGRAFIA
FEYO, Barata, A Escultura de Alcobaça, Lisboa, Edições Ática, 1945
MACEDO, Diogo de, A Escultura Portuguesa nos Séculos XVII e XVIII, Lisboa, Edição da Revista Ocidente, 1945
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003
VALE, Teresa Leonor M., “Les acquisitions d’oeuvres d’art du premier marquis de Fronteira, João de Mascarenhas (1633-1670), pour sa demeure des environs de Lisbonne”, in Studiolo. Revue d’Histoire de l’Art de l’Académie de France à Rome, Nº 8, Set. 2010
VALE, Teresa Leonor M., Escultura Italiana em Portugal no Século XVII, Lisboa, Caleidoscópio, 2004 (edição da Dissertação de Doutoramento de 1999)
VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos XVII e XVIII em Colecções Públicas e Particulares, Lisboa, Livros Horizonte, 2005
VALE, Teresa Leonor M., “As Estátuas de Santo Antão do Tojal. Contributo para um panorama da importação de escultura barroca genovesa para Portugal”, in Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 5 (2006)
VALE, Teresa Leonor M., Scultura Barocca Italiana in Portogallo. Opere, Artisti, Commitenti, Roma, Gangemi Editore, 20103. A escultura: caracterização genérica 3.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
2 Março 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. A escultura: caracterização genérica
3.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
BIBLIOGRAFIA
FEYO, Barata, A Escultura de Alcobaça, Lisboa, Edições Ática, 1945
MACEDO, Diogo de, A Escultura Portuguesa nos Séculos XVII e XVIII, Lisboa, Edição da Revista Ocidente, 1945
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003
VALE, Teresa Leonor M., “Les acquisitions d’oeuvres d’art du premier marquis de Fronteira, João de Mascarenhas (1633-1670), pour sa demeure des environs de Lisbonne”, in Studiolo. Revue d’Histoire de l’Art de l’Académie de France à Rome, Nº 8, Set. 2010
VALE, Teresa Leonor M., Escultura Italiana em Portugal no Século XVII, Lisboa, Caleidoscópio, 2004 (edição da Dissertação de Doutoramento de 1999)
VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos XVII e XVIII em Colecções Públicas e Particulares, Lisboa, Livros Horizonte, 2005
VALE, Teresa Leonor M., “As Estátuas de Santo Antão do Tojal. Contributo para um panorama da importação de escultura barroca genovesa para Portugal”, in Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 5 (2006)
VALE, Teresa Leonor M., Scultura Barocca Italiana in Portogallo. Opere, Artisti, Commitenti, Roma, Gangemi Editore, 20102.3.A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
24 Fevereiro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
2.3.A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
BIBLIOGRAFIA
BERGER, Francisco Gentil, Lisboa e os Arquitectos de D. João V, Lisboa, Edições Cosmos, 1994
BRANDÃO, D. Domingos de Pinho, ROCHA, Manuel J. M., LOUREIRO, Olímpia, Nicolau Nasoni. Vida e obra de um grande artista, Porto, Telos, 1987
CARVALHO, A. Ayres de, D. João V e a Arte do seu Tempo, Lisboa, Ed. do Autor, 1960-1962
GOMES, Paulo Varela, Arquitectura, Religião e Política em Portugal no Século XVII. A Planta Centralizada, Porto, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 2001
PEREIRA, José Fernandes, Arquitectura Barroca em Portugal, Lisboa, ICALP, 1986
PEREIRA, José Fernandes, (dir.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989
PIMENTEL, António Filipe, Arquitectura e Poder. O Real Edifício de Mafra, Coimbra, Instituto de História da Arte da Universidade de Coimbra, 1992
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003
VALE, Teresa Leonor M., (coord.), Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa, Lisboa, Livros Horizonte, 2007
2.2. A relação da arquitectura com as artes decorativas de expressão nacional (o trabalho de pedraria e a pintura decorativa).
23 Fevereiro 2021, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
2.2. A relação da arquitectura com as artes decorativas de expressão nacional (o trabalho de pedraria e a pintura decorativa).
BIBLIOGRAFIA
Trabalho de pedraria
CASTRO, A. Di, PECCOLO, P., GAZZANIGA, V., Marmorai e Argentieri a Roma e nel Lazio tra Cinquecento e Seicento, Roma, Quasar, 1994
COUTINHO, Maria João Pereira, A Produção Portuguesa de Obras de Embutidos de Pedraria Policroma (1670-1720), Lisboa, Tese de Doutoramento em História (especialidade em Arte, Património e Restauro) apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010 (repositório UL)
ROSSI, Ferdinando, La Pittura di Pietra. Dall’Arte del Mosaico allo Splendore delle Pietre Dure, Florença, Giunti, 2002
Pintura decorativa
MELLO, Magno Moraes de, A Pintura de Tectos em Perspectiva no Portugal de D. João V, Lisboa, editorial Estampa, 1998
RAGGI, Giuseppina, “O Espaço Imaginado e a Criação de Realidades”, in António Filipe PIMENTEL, (coord. de), A Arquitectura Imaginária, Pintura, Escultura, Artes Decorativas, (catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012, pp. 187 e ss.
SERRÃO, Vítor, “ O desvario do ornamento de brutesco na pintura de tectos do mundo português 1580-1720”, in AAVV, Actas. Struggle for Syntesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII, Vol. I, Lisboa, IPPAR, 1999, pp. 283-302.