Sumários
4. A pintura: caracterização genérica 4.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
20 Abril 2021, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
4. A pintura: caracterização genérica
4.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
BIBLIOGRAFIA
BASTOS, Celina, DEGORTES, Michela, RAGGI, Giuseppina, “Giuseppe Antonio Trono e Bernardino Gagliardini pintores de retratos no Reinado de D. Maria I. Novos dados de investigação”, ARTis On, Nº 7 (2018)
BORGES, Nelson Correia, “Do Barroco ao Rococó”, AAVV, História da Arte e Portugal, Vol. 9, Lisboa, Publicações Alfa, 1986
JESUS, Júlio, O Pintor Jean Pillement, Lisboa, Tip. Gonçalves, 1933
SALDANHA, Nuno, “Joaquim Manuel da Rocha - A Pintura da capela-mor na igreja de S. Paulo de Salvaterra de Magos”, Magos: Revista Cultural do Concelho de Salvaterra de Magos, Nº III, 2016, pp. 144-165.
SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, Lisboa, Livros Horizonte, 1995, pp. 39-45
SALDANHA, Nuno, ARAÚJO, Agostinho, (coord.), Jean Pillement (1728-1808) e o Paisagismo em Portugal, Lisboa, FRESS, 1997
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença 2003
4. A pintura: caracterização genérica 4.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
20 Abril 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
4. A pintura: caracterização genérica
4.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
BIBLIOGRAFIA
BASTOS, Celina, DEGORTES, Michela, RAGGI, Giuseppina, “Giuseppe Antonio Trono e Bernardino Gagliardini pintores de retratos no Reinado de D. Maria I. Novos dados de investigação”, ARTis On, Nº 7 (2018)
BORGES, Nelson Correia, “Do Barroco ao Rococó”, AAVV, História da Arte e Portugal, Vol. 9, Lisboa, Publicações Alfa, 1986
JESUS, Júlio, O Pintor Jean Pillement, Lisboa, Tip. Gonçalves, 1933
SALDANHA, Nuno, “Joaquim Manuel da Rocha - A Pintura da capela-mor na igreja de S. Paulo de Salvaterra de Magos”, Magos: Revista Cultural do Concelho de Salvaterra de Magos, Nº III, 2016, pp. 144-165.
SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, Lisboa, Livros Horizonte, 1995, pp. 39-45
SALDANHA, Nuno, ARAÚJO, Agostinho, (coord.), Jean Pillement (1728-1808) e o Paisagismo em Portugal, Lisboa, FRESS, 1997
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença 2003
3. A escultura: caracterização genérica – escultura rococó ou do tempo do rococó? 3.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
14 Abril 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. A escultura: caracterização genérica – escultura rococó ou do tempo do rococó?
3.1. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
BIBLIOGRAFIA
AAVV, O Virtuoso Criador. Joaquim Machado de Castro (1731-1822), (catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012
CARVALHO, A. Ayres, A Escola de Escultura de Mafra, (separata de Belas-Artes, Nº 19, 1963), Lisboa, 1964
FARIA, Miguel Figueira de, Machado de Castro (1731-1822). Estudos, Lisboa, Livros Horizonte, 2008
FARIA, Miguel Figueira de, (coord.), Machado de Castro. Da utilidade da escultura, Lisboa, Caleidoscópio, 2014
LIMA, Henrique de Campos Ferreira, Joaquim Machado de Castro Escultor Conimbricense, Coimbra, Instituto de História da Arte da FLUC, 1989
RODRIGUES, Ana Duarte, A escultura de vulto figurativa do Laboratório de Joaquim Machado de Castro (1771-1822): produção, morfologia, iconografia, fontes e significado, (dissertação de Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Lisboa, [s.n.], 2004 (texto policopiado)
Teste de avaliação de conhecimentos.
13 Abril 2021, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Teste de avaliação de conhecimentos.
Teste de avaliação de conhecimentos.
13 Abril 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Teste de avaliação de conhecimentos.