Sumários

Ícones e icnoclasmos

2 Abril 2019, 16:00 Luís Urbano Afonso

As origens dos ícones paleocristãos a partir dos ícones de deuses pagãos e do retrato romano funerário e imperial. O ícone cristão como um substituto gradual da relíquia. Os fundamentos antropológicos e teológicos das doutrinas iconoclasta e iconófila no âmbito da “Querela das Imagens” bizantina. A iteração desta dicotomia noutros contextos históricos, designadamente na Reforma protestante do século XVI.


Relíquias e relicários

28 Março 2019, 16:00 Luís Urbano Afonso

A relevância religiosa das relíquias e dos relicários em diferentes culturas e épocas, nomeadamente o seu poder na articulação entre o mundo físico e o mundo espiritual. Discussão dos processos de secularização das relíquias na sociedade contemporânea.


A representação de europeus na arte nanban

26 Março 2019, 16:00 Luís Urbano Afonso

Caraterização das relações entre europeus e japoneses na época moderna, salientando a subalternidade dos primeiros em relação aos segundos. Caraterização das modalidades da representação dos europeus na pintura japonesa de biombos. Explicação do significado auspicioso dessas representações.


A representação de europeus na arte da Pérsia Safávida

21 Março 2019, 16:00 Luís Urbano Afonso

Caraterização das relações entre a Europa e a Pérsia na época moderna, salientando a subalternidade da primeira em relação à segunda. Caraterização da influência da pintura e gravura europeias sobre a arte persa em termos técnicos e iconográficos. Caraterização das modalidades da representação dos europeus na pintura persa: domesticação, exotismo, erotismo.


A representação de “portugueses” na arte do Benim

19 Março 2019, 16:00 Luís Urbano Afonso

Diferenciação dos grandes períodos das relações euro-africanas, desde 1450 ao final do século XX. Identificação no tempo e no espaço do antigo reino do Benim e caraterização da sua organização política. Caraterização dos marfins e da escultura de fundição em latão/bronze do Benim (sécs. XVI-XVIII), em termos formais e iconográficos. Interpretação dos “portugueses” enquanto motivo iconográfico da arte real do Benim, em termos políticos e simbólicos.