A abstração. Kandinsky e o Blaue Reitter 

24 Novembro 2017, 10:00 Pedro Lapa

A Abstração enquanto fenómeno generalizado na pintura europeia da segunda década do século XX. 

Os diversos posicionamentos relativamente à abstração e ao seu entendimento. A dicotomia materialismo/ idealismo nos diferentes entendimentos da abstração. A reclamação da especificidade disciplinar e sua relação com a abstração.

A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração. 
O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter" 
O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.

Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1908" e "1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.                      
Norbert Lynton "Expressionismo" in Nikos Stangos (ed.) Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.