Sumários

O Surrealismo

15 Dezembro 2017, 10:00 Pedro Lapa

A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a procura do maravilhoso. 
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente freudiano. 
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.

Bibliografia: 
"1924" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012                      
Dawn Ades, "Dada e o Surrealismo" in Nikos Stangos (ed.) Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991


Mondrian e a abstração.

13 Dezembro 2017, 10:00 Pedro Lapa

O trajeto inicial de Mondrian, do simbolismo para o cubismo analítico. A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. 

Mondrian e a destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas.
A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria e a exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano nas pinturas finais.



Bibliografia: 

"1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.

 "De Stjil" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991 
 "1944" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012



O Construtivismo russo

6 Dezembro 2017, 10:00 Pedro Lapa

Tatlin e a emergência da construção. A verdade dos materiais.

O Construtivismo e a noção de faktura. Rodchenko e o primado da matéria sobre a conceção. A superação da pintura e da arte no quadro de uma arte utilitária. O produtivismo e a Revolução de Outubro: arte, utopia e sociedade.


Bibliografia:

Hal Foster et al., "1914", "1921" in Art Since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2012
Aaron Scharf, "Construtivismo" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1981 


O Cubofuturismo e o Suprematismo de Malevitch

29 Novembro 2017, 10:00 Pedro Lapa

As primeira vanguardas na Rúusia no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista. 
O alogismo como consequência do cubismo sintético. 

A invenção do Suprematismo: a exposição 0.10 de 1915, em Petrogrado, e o quadrado preto como o "grau zero" da pintura. 
A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura.


Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1915" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012                      
Aaron Scharf, "Suprematismo" in Conceitos de Arte Moderna, Nikos Stangos ed.. São Paulo: Zahar, 1991


A abstração. Kandinsky e o Blaue Reitter 

24 Novembro 2017, 10:00 Pedro Lapa

A Abstração enquanto fenómeno generalizado na pintura europeia da segunda década do século XX. 

Os diversos posicionamentos relativamente à abstração e ao seu entendimento. A dicotomia materialismo/ idealismo nos diferentes entendimentos da abstração. A reclamação da especificidade disciplinar e sua relação com a abstração.

A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração. 
O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter" 
O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.

Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1908" e "1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.                      
Norbert Lynton "Expressionismo" in Nikos Stangos (ed.) Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.