Sumários
O Surrealismo
15 Dezembro 2017, 10:00 • Pedro Lapa
A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a procura do maravilhoso.
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente freudiano.
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.
Mondrian e a abstração.
13 Dezembro 2017, 10:00 • Pedro Lapa
O trajeto inicial de Mondrian, do simbolismo para o cubismo analítico. A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura.
Mondrian e a destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas.
A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria e a exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano nas pinturas finais.
Bibliografia:
"1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.
"De Stjil" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991"1944" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
O Construtivismo russo
6 Dezembro 2017, 10:00 • Pedro Lapa
Tatlin e a emergência da construção. A verdade dos materiais.
O Cubofuturismo e o Suprematismo de Malevitch
29 Novembro 2017, 10:00 • Pedro Lapa
As primeira vanguardas na Rúusia no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista.
O alogismo como consequência do cubismo sintético.
A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura.
A abstração. Kandinsky e o Blaue Reitter
24 Novembro 2017, 10:00 • Pedro Lapa
A Abstração enquanto fenómeno generalizado na pintura europeia da segunda década do século XX.
Os diversos posicionamentos relativamente à abstração e ao seu entendimento. A dicotomia materialismo/ idealismo nos diferentes entendimentos da abstração. A reclamação da especificidade disciplinar e sua relação com a abstração.
A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração.
O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter"
O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.