Amadeo de Souza-Cardoso e o simultaneísmo
6 Abril 2020, 10:00 • Pedro Lapa
Aula em videoconferência.
O ano de 1913 e os profundos desenvolvimentos da pintura de Amadeo de Souza-Cardoso. O valor da cor na dinâmica da construção da pintura. A abstração.
A sua participação no Armory Show de Nova York, 1913 e o Herbstsalon de Berlim em 1913. O seu posicionamento entre as diferentes vanguardas de Paris em 1913.
O regresso a Portugal e a I Guerra Mundial. Os Delaunay em Vila do Conde e os projetos da Corporation Nouvelle. A rutura com os Delaunay.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127